Portal do Governo Brasileiro

PREVISÃO DE TEMPO PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS NO BRASIL - INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 24 (22/06/2020)

INMET apresenta a previsão de tempo entre os dias 22 de junho e 08 de julho de 2020.

Por Maisa Pereira de Souza - publicado 22/06/2020 11h48 . Última modificação 22/06/2020 12h24 .


- Precipitação

A previsão de chuva entre os dias 22 e 29 de junho de 2020 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas mais significativas nas Regiões Norte e Sul e Brasil. A semana deverá ter chuvas em toda a Região do Brasil, com maiores acumulados, próximos aos 100 mm, previstos para a estado do Paraná. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina os acumulados de chuva deverão variar entre 5 e 60 mm.
Na Região Sudeste, o modelo indica acumulados de chuva de até 40 mm no sul do estado de São Paulo. Pouca chuva prevista para o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Não há previsão de chuva significativa para o estado de Minas Gerais.
Na Região Centro-Oeste e também na região do MATOPIBA a semana deverá ser típica de inverno com pouca chuva e baixos índices de umidade relativa do ar. Previsão de chuva apenas no sul do Mato Grosso do Sul, com acumulados de até 30 mm.
Na Região Nordeste, previsão de chuva no litoral, especialmente entre o sul da Bahia e Alagoas, com acumulados em torno de 10 mm.
Na Região Norte, as chuvas deverão variar entre 10 e 80 mm no norte do Amazonas e do Pará, e também em Roraima e no Amapá.


                                   

                                                                        Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 30 de junho e 08 de julho de 2020.
De acordo com o modelo de previsão numérica, não há previsão de chuva na região central do Brasil, incluindo a região do MATOPIBA. A semana deverá ter chuva em praticamente toda a Região Sul, com maiores valores previstos para o leste do Rio Grande do Sul. De forma geral, com acumulados de chuva na região poderão variar entre 10 e 125 mm.
Na Região Sudeste, o modelo numérico indica chuva para São Paulo, Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais. Os acumulados de chuva poderão variar entre 5 e 40 mm. A semana também deverá ter chuva em praticamente todo o litoral da Região Nordeste, com acumulados mais significativos, próximos aos 60 mm, na região da SEALBA.
Na Região Norte, os acumulados de chuva poderão totalizar 120 mm em Roraima. Nas demais áreas da região, os acumulados de chuva deverão variar entre 10 e 100 mm.


                                                                        

                                                                          Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.


- Temperatura

Entre os dias 26 e 27 de junho, a atuação de uma massa de ar frio poderá ocasionar declínio de temperatura especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A Figura 3 apresenta a previsão de temperatura para o dia 27 de junho às 9 horas (horário de Brasília). Nesse horário, a temperatura mínima deverá ficar em torno de 1°C na região da Campanha no Rio Grande do Sul. Há possibilidade de formação de geada fraca ao amanhecer dos dias 26 e 27 no sul do Rio Grande do Sul.

                                                                    


                                                  Figura 3: Previsão de temperatura para o dia 27 de junho às 9 horas (horário de Brasília).
                                                                                                             Fonte: INMET.



Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 24/2020 completo:


https://portal.inmet.gov.br/informativos#