Porto Alegre (RS) registra maior temperatura em um ano nesta quinta-feira (26)

Previsão para a próxima sexta-feira (27) é de mais calor e máximas em torno de 41°C no Rio Grande do Sul

Publicado em 26/01/2023 16h55 . Última modificação 07/02/2023 14h17 .

A temperatura máxima na capital do Rio Grande do Sul chegou a 37,7°C nesta quinta-feira (26). Registrado na estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no bairro Jardim Botânico, o valor superou os 36,8°C registrados nessa quarta-feira (25).

A temperatura máxima observada em Porto Alegre foi a maior desde o dia 16 de janeiro do ano passado, quando foi verificado 40,1°C. Ainda nesta quinta, os termômetros marcaram 39°C em Teutônia, região do Vale do Taquari.

Apesar do calor, a chegada da umidade levou temporais e pancadas de chuva para o Rio Grande do Sul, reduzindo, momentaneamente, as máximas no oeste do estado.


Tabela 1: Maiores temperaturas do ano de 2023 no RS. Fonte INMET.

Tabela 2: Recordes absolutos de temperaturas máximas no RS.


Nesta sexta-feira (27), a previsão é de sol na parte da manhã. Já no período entre tarde e noite, novas áreas de instabilidade devem avançar do oeste do Rio Grande do Sul e provocar temporais isolados.

Apesar da instabilidade, o calor deve atingir seu pico, com as maiores temperaturas do ano até o momento. A expectativa é que a máxima fique entre 37°C e 39°C na capital gaúcha e 39°C e 41°C na Região Metropolitana de Porto Alegre e na área central e noroeste do estado (figura 1).

Figura 1: Mapa das temperaturas máximas previstas pelo modelo Cosmo do Inmet para esta sexta-feira (27).


No fim de semana, com a passagem de uma frente fria e a presença de umidade, as temperaturas tendem a diminuir em todo o estado (figura 2).

Figura 2: Mapa de umidade disponível na atmosfera (água precipitável) prevista pelo modelo Cosmo do Inmet para às 15h do sábado (28). Tons em azul escuro indicam aumento da umidade sobre o estado do RS.

Confira a nota técnica completa AQUI

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


Para mais informações, acesse portal.inmet.gov.br.


A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: