Porto Alegre (RS) ganha nova estação meteorológica automática

Fruto de uma parceria entre o Inmet, Aeroclube do Rio Grande do Sul e a prefeitura da capital gaúcha, a nova estação foi instalada na zona sul da cidade

Publicado em 27/12/2022 12h56 . Última modificação 28/12/2022 15h46 .

A cidade de Porto Alegre (RS) ganhou, no dia 8 de dezembro, mais uma estação meteorológica automática. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), a novidade só foi possível após um convênio firmado entre o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Aeroclube do Rio Grande do Sul, com apoio da prefeitura da capital gaúcha. Veja figura 1. 

A estação foi instalada no próprio aeroclube, no bairro de Belém Novo, situado na zona sul de Porto Alegre. A nova unidade fica cerca de 18 km ao sul das estações automática e convencional já existentes na cidade, localizadas no Jardim Botânico.

Instalação

Para obter melhores resultados e seguir as normas da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a nova estação foi colocada em terreno descampado, livre de obstáculos e nas proximidades da pista do aeroclube. O local é estratégico e se tornou mais um importante ponto de medição de diversas variáveis atmosféricas, como chuva, temperatura, umidade, vento, entre outras. Para a realização das obras de terraplanagem, a Prefeitura de Porto Alegre encaminhou entulho/resíduos de obras que serviram como base para a construção de um platô na área da estação, onde ficam diversos sensores de medida, coleta e transmissão de dados meteorológicos.

A unidade também vai aprimorar os alertas meteorológicos de condições adversas de tempo, emitidos pelo Inmet, além de trazer mais visibilidade para a capital gaúcha, já que os dados são públicos e ficam disponíveis no portal do instituto para consulta do público em geral.

Os estudos de monitoramento e acompanhamento do tempo e do clima a partir de dados de uma estação meteorológica ganham cada dia mais importância devido ao cenário de mudanças climáticas, sendo possível identificar, por exemplo, variáveis extremas de temperatura e chuva nos bairros de Porto Alegre. Estudos de impacto do tempo e clima no Plano Diretor Municipal, assim como a emissão de laudos meteorológicos para a constatação de condições climáticas intensas também serão beneficiados.

Figura 1: Imagem da nova estação meteorológica automática de Porto Alegre (RS), localizada na zona sul da cidade.

Histórico das estações

A primeira estação meteorológica oficial da capital gaúcha surgiu em 1908, no Instituto Astronômico e Meteorológico (IAM), da Escola de Engenharia de Porto Alegre, localizado em uma área que, atualmente, abriga o observatório astronômico, no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os equipamentos de coleta de informações sobre a direção e velocidade do vento foram instalados sobre o prédio do IAM, enquanto os que ficavam no abrigo termométrico e ao redor dele foram colocados em um gramado em frente ao instituto.

No dia 18 de maio de 1909, o IAM iniciou a elaboração de um boletim meteorológico diário com o registro das observações realizadas às 7h, 14h e 21h. O boletim era enviado aos jornais e repartições públicas de Porto Alegre com informações sobre as condições do tempo nas últimas 24 horas, sendo confeccionado sempre às 15h de cada dia. Após a criação da Diretoria de Meteorologia e Astronomia (atual Inmet), em 18/11/1909, vinculada ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, começou a coleta e registros dos dados meteorológicos a partir do dia 9 de dezembro do mesmo ano.

Devido ao aumento do número de instrumentos, a área física da estação foi ampliada em 1911, sendo reinstalada onde, atualmente, está a rádio da universidade. A distância entre o abrigo termométrico e o novo local era de 100 metros, enquanto a altitude permaneceu a mesma. Neste ponto, a estação se manteve até 1959, quando foi transferida para um gramado no Parque Farroupilha, 200 metros de distância da anterior, na mesma altitude e afastada de obstáculos elevados.

A nova localização ficava próxima do Instituto de Educação Flores da Cunha. A estação meteorológica de Porto Alegre permaneceu na área do Parque Farroupilha até julho de 1974 (informações obtidas da dissertação de mestrado O clima em Porto Alegre no século XX: Uma análise de séries temporais, de Fernando Pohlmann Livi).

Em agosto de 1974, a estação meteorológica foi transferida para a sede do 8º Distrito de Meteorologia (8º DISME), em área aberta, gramada, com altitude de 40m e afastada de prédios e com as coordenadas 30º 01’ 58” S e 51º 13’ 0” W. A sede do 8º DISME é próxima ao Jardim Botânico de Porto Alegre e cerca de 5 km de distância do último local onde estava instalada a estação meteorológica anteriormente.

Estação automática

A estação meteorológica automática do Inmet foi instalada em 22/09/2000 no mesmo local da convencional. Desde então, o instituto passou a ter registros horários das condições meteorológicas na capital gaúcha.

Com a instalação da nova estação automática na zona sul da cidade, no início deste mês, Porto Alegre passou a ter dois pontos representativos de coleta e transmissão instantânea dos dados meteorológicos.

Acesso aos dados meteorológicos

No portal do Inmet, é possível ter acesso aos dados meteorológicos das estações espalhadas por todo o território nacional.

A figura 2, por exemplo, mostra o mapa com a localização das estações e as respectivas temperaturas máximas registradas no dia 14/12/2022 nas estações automáticas de Porto Alegre: Jardim Botânico (29,7°C) e Belém Novo (28,3°C).

Figura 2: Mapa com a localização das estações automáticas de Porto Alegre e as respectivas temperaturas máximas registradas no dia 14/12/2022.


No site do instituto, ainda é possível obter informações da estação automática da sede do Inmet, no bairro Jardim Botânico de Porto Alegre (RS), bem como da nova estação instalada no aeroclube, na zona sul da cidade. Para isso, é preciso buscar em “previsão para sua cidade” no portal (figura 3).


Figura 3
: Gráfico da temperatura em °C (vermelho), umidade em % (verde) e sensação térmica °C (roxo) do dia 15/12/2022 na área da nova estação de Porto Alegre, no bairro Belém Novo.

Por fim, dados de temperatura, umidade, ponto de orvalho, pressão atmosférica, vento, radiação e chuva também estão disponíveis no portal do Inmet.

A figura 4, por exemplo, mostra uma tabela com dados horários da estação meteorológica automática do bairro Belém Novo no período das 00hUTC até 13hUTC do dia 15/12/2022 (UTC é a sigla para horário padrão universal. É preciso diminuir 3h do valor para se obter o horário correto).

Figura 4: Tabela com dados horários da estação meteorológica automática do bairro Belém Novo, em Porto Alegre (RS), no dia 15/12/2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


Para mais informações, acesse portal.inmet.gov.br.

A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: