Parte do país em atenção para chuvas fortes nesta quarta (21)
Os maiores acumulados poderão atingir áreas do Nordeste, São Paulo, Paraná e Santa Catarina
Chuvas volumosas estão previstas para a faixa norte do país e áreas das regiões Sul e Sudeste nesta quarta-feira (21), podendo variar entre 30 mm e 100 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Parte da região Nordeste, como o litoral, já vem registrando chuvas significativas e persistentes desde a semana passada. Até às 8h de hoje (21), os maiores acumulados de chuva no país registrados em estações do Inmet foram justamente nesta região: Iguatu (CE), com 105,2 mm; Aracaju (SE), com 100,2 mm; Brejo Grande (SE), com 85,6 mm; e Maceió (AL), com 82,6 mm.
Áreas do Nordeste devem ter volumes de precipitações que podem oscilar entre 50 mm e 100 mm, acompanhados de rajadas de vento de até 100 km/h, conforme aviso emitido para a região.
Áreas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina devem ter chuvas intensas entre hoje (21) e amanhã (22). A previsão é que os volumes cheguem, pontualmente, a 100 mm, além de rajadas de vento, e não está descartada a possibilidade de queda pontual de granizo.
A região Norte do Brasil tem aviso para chuvas intensas, com menor grau de intensidade. As localidades que poderão ser mais afetadas são áreas do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, abrangendo ainda parte do Maranhão, Piauí e Ceará.
⚠️ Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Acompanhe o portal oficial do INMET. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr