Outubro: como será o clima no Brasil?

Previsão indica chuva no Sudeste e em partes das regiões Centro-Oeste e Sul

Publicado em 06/10/2022 09h15 . Última modificação 07/10/2022 15h44 .

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de outubro indica tendência de chuvas acima da média em grande parte do Sudeste, noroeste da Região Norte e estados do Mato Grosso do Sul e Paraná (indicado no mapa na cor azul. Veja figura 1ª), com total de chuva previsto acima de 140 milímetros (mm).

Na Região Nordeste, são previstas chuvas perto da média, o que corresponde a aproximadamente 160 mm (indicado no mapa na cor cinza. Veja figura 1a), com destaque para a costa leste, onde são previstos os menores volumes de chuva, já que este mês corresponde ao mais seco da região.

No sul da Amazônia, no Matopiba (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), nos estados do Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e, também, no Distrito Federal são previstos acumulados de chuva abaixo da média (indicado no mapa nas cores amarelo e laranja. Veja figura 1a), podendo ser inferiores a 200 mm.

Considerando o prognóstico climático do Inmet para o mês de outubro e seu possível impacto para o início da safra de grãos 2022/2023 nas diferentes regiões produtoras, como as áreas do Matopiba, a falta de chuva poderá reduzir ainda mais os níveis de água no solo, podendo ocorrer um leve atraso no plantio das culturas, como a soja.

Na Região Sudeste e em parte do Centro-Oeste, a previsão é de retorno gradual das chuvas, inclusive em áreas que vem sofrendo com grandes acumulados de deficiência hídrica, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas de verão no campo, como a soja, milho e algodão.

Já na Região Sul, as chuvas previstas são próximas e um pouco acima da média no Paraná, o que pode favorecer a manutenção da umidade do solo e contribuir para o menor impacto nas fases iniciais dos cultivos da safra de grãos. Nos demais estados da região, as chuvas abaixo da média podem ocasionar uma ligeira redução dos níveis de água no solo.

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da climatologia (média) no centro-norte do País (indicado no mapa na cor laranja. Veja figura 1b), com temperaturas acima de 25ºC, mas, em áreas do noroeste do Mato Grosso, sudeste do Pará, oeste do Maranhão e sul do Piauí, poderão ultrapassar 27ºC.

Em grande parte das regiões Sul e Sudeste, além do Mato Grosso do Sul, são previstas temperaturas próximas e abaixo da média (indicado no mapa nas cores cinza e azul. Veja figura 1b).

Na Região Sul, as temperaturas deverão ser mais amenas devido a passagem de frentes frias, podendo ocorrer valores abaixo de 22°C. Porém, ainda não se descarta a possibilidade de entrada das massas de ar frio que poderão provocar queda das temperaturas mínimas e ocorrência de geadas tardias em áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Figura 1: Previsão de desvio* de chuva (a) e de temperatura média do ar (b) do modelo climático do INMET para o mês de outubro de 2022.

Desvio: diferença entre a média histórica e valor previsto.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: