Outono começa com chuvas no país com destaque para o Sudeste

Volumes podem chegar a 100 mm em 24 horas em áreas de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo

Publicado em 20/03/2025 11h18 . Última modificação 20/03/2025 11h25 .

O primeiro dia da estação do outono no Brasil começa com previsão de chuvas intensas em grande parte do território nacional, com destaques para as regiões Sudeste, Norte e Nordeste.

Nessas localidades, dois avisos laranja (perigo) emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam chuvas entre 50 mm e 100 mm em 24 horas, além de ventos de até 100 km/h.

Na Região Sudeste, as áreas em alerta são a Zona da Mata, a região metropolitana de Belo Horizonte, o sul do Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro.

As chuvas intensas persistem hoje (20) em grande parte do estado do Pará, Tocantins e Piauí, no sul do Amapá e do Maranhão e no extremo oeste da Bahia, abrangendo ainda uma pequena área de Goiás.

Tempestades, com possibilidade de granizo, também podem atingir áreas do Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e o sudoeste do Pará. Um aviso amarelo (perigo potencial) do Inmet indica chuvas de até 50 mm em 24 horas e ventos de até 60 km/h, com vigência até as 23h59 de hoje (20).

Há previsão de chuvas intensas, conforme aviso amarelo (perigo potencial) emitido pelo Inmet, para áreas de 18 estados localizados nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país. São esperados volumes de chuva de até 50 mm em 24 horas e ventos de até 60 km/h.

⚠️Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr