Outono 2023: confira a previsão para a estação

O outono no Hemisfério Sul teve início às 18h25 (horário de Brasília) do dia 20 de março de 2023 e termina às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho

Publicado em 20/04/2023 10h30 . Última modificação 24/04/2023 16h47 .

O outono no Hemisfério Sul teve início às 18h25 (horário de Brasília) do dia 20 de março de 2023 e termina às 11h58 (horário de Brasília) do dia 21 de junho.

Estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central, o outono se caracteriza pelas chuvas mais escassas no interior do País, especialmente no semiárido nordestino (figura 1a). 

Já na parte norte das regiões Nordeste e Norte, ainda é época de muita chuva, principalmente, se houver a persistência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao sul de sua posição climatológica. 

O outono também é caracterizado por incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente, que provocam a queda das temperaturas do ar, principalmente, na Região Sul e em parte da Região Sudeste (figura 1b). 

Vale destacar ainda que, durante a estação, é possível observar as primeiras formações de fenômenos adversos, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até no sul de Goiás.

Figura 1: Climatologia de (a) precipitação (chuva) e (b) temperatura média do ar para o trimestre abril, maio e junho. Período de referência: 1981 – 2010. Fonte: INMET.

Confira o Prognóstico Climático de OUTONO/2023 para todas as regiões AQUI


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: