Onda de calor persiste nos próximos dias com máximas em torno dos 42°C no Rio Grande do Sul

Previsão indica temporais a partir de segunda-feira (13) e queda nas temperaturas durante a semana devido a chegada de uma frente fria

Publicado em 10/02/2023 13h17 . Última modificação 10/02/2023 14h40 .

O mês de janeiro foi marcado por intenso calor no Rio Grande do Sul, com chuvas irregulares e muito abaixo da média. A seca no estado, especialmente no centro, oeste e noroeste, entre outros impactos, começa a afetar as culturas de milho, soja e arroz. A baixa restrição hídrica prejudica o desenvolvimento, florescimento e enchimento de grãos dessas culturas, além da semeadura e desenvolvimento do feijão. Maiores informações no Informativo Agrometeorológico Semanal do Inmet.

Nos primeiros dias de fevereiro, áreas de instabilidade levaram temporais isolados e chuvas ainda mal distribuídas ao estado. No final da noite de quarta-feira (08), a região do Capão do Leão e arredores de Pelotas, zona sul do Rio Grande do Sul, registrou cerca de 50 milímetros (mm) de precipitação (chuva) e rajadas de vento acima de 70 km/h.

A perspectiva para esta sexta-feira (10) é de elevação das temperaturas com pancadas isoladas de chuva em parte da Região Sul, com temporais isolados no norte do Rio Grande do Sul, mas, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná.

Entretanto, a onda de calor que já atua no Rio Grande do Sul ganha força e a previsão é de temperaturas máximas entre 38°C e 42°C em grande parte do interior do estado e na região metropolitana entre os dias 10 e 13 de fevereiro (entre sexta-feira e segunda-feira). A Figura 1 apresenta a previsão de temperatura máxima para domingo (12) e segunda-feira (13). Áreas mais escuras no mapa indicam previsão de temperatura acima dos 40°C. Confira também o aviso laranja de onda de calor

Figura 1: Temperatura máxima prevista para o domingo (a) e segunda-feira (b).

Tempo muda na próxima semana com risco de temporais e queda na temperatura em grande parte da Região Sul

Entre a tarde e noite da segunda-feira (13), áreas de instabilidade provocam temporais isolados no Rio Grande do Sul com chance de granizo, especialmente na fronteira com o Uruguai e a Argentina.

Na terça-feira (14) e parte da quarta-feira (15), temporais com chuva forte, queda de granizo e rajadas de vento são previstas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, com acumulados de chuva que podem ultrapassar 80 mm. Os temporais serão causados pela aproximação e passagem de uma frente fria que, juntamente com o ar quente e úmido de noroeste, potencializará a formação de áreas de instabilidade na Região Sul. A Figura 2 mostra a previsão de total de chuva entre terça e quinta-feira (16). Áreas em rosa e cinza indicam totais de chuva entre 70 e 100 mm.

Figura 2: Total de chuva previsto para terça-feira (a), quarta-feira (b) e quinta-feira (c).

Além disso, há uma tendência de forte queda nas temperaturas, com a mudança dos ventos que passam a soprar de sul e sudeste, trazendo ar ligeiramente mais frio e temperaturas mais amenas entre quarta-feira (15) até o domingo (19) na Região Sul. As temperaturas máximas na fronteira oeste devem variar entre 28°C e 30°C.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: