OMM reconhece cinco estações centenárias do Inmet em congresso na Suíça

Ainda em funcionamento, as unidades estão localizadas no Amazonas, Maranhão, Tocantins, Bahia e Goiás

Publicado em 24/05/2023 13h45 . Última modificação 24/05/2023 15h03 .

O terceiro dia do 19º Congresso Meteorológico Mundial (Cg-19), da Organização Meteorológica Mundial (OMM), realizado em Genebra, na Suíça, foi marcado pela cerimônia de reconhecimento das estações meteorológicas centenárias, sendo cinco no Brasil, todas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ainda em funcionamento, as unidades brasileiras foram inauguradas em 1920, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas; 1912, em Barra do Corda, no Maranhão; 1915, na cidade de Porto Nacional, no Tocantins; 1912, em Jacobina, na Bahia, e em 1913, em Catalão, em Goiás.

Para a OMM, as observações meteorológicas das estações centenárias fazem parte do patrimônio cultural e científico da humanidade, além de atender as necessidades das gerações atuais e futuras com registros climáticos de longo prazo e alta qualidade. As estações são fontes únicas de informações divulgadas sobre parâmetros atmosféricos, portanto, são referências para avaliações de variabilidade e mudanças climáticas.

Ciente dessa importância, a OMM criou um mecanismo para reconhecer as estações centenárias e, dessa forma, adotou padrões de observação sustentáveis ​​e práticas que facilitam a geração de dados meteorológicos. O mecanismo depende de estreita colaboração entre especialistas em clima, que representam as comissões técnicas e o secretariado da OMM, assim como o Sistema Global de Observação do Clima (GCOS). Outros critérios para reconhecer uma estação centenária são: estar em operação há mais de 100 anos e ter observações ininterruptas de, pelo menos, um parâmetro meteorológico. Veja a lista completa AQUI. O reconhecimento do primeiro conjunto de estações centenárias ocorreu em maio de 2017.

Estações brasileiras

Com as cinco unidades listadas nesta quarta-feira (23), o Inmet já soma 16 estações centenárias reconhecidas pela OMM.

Em 2019, foram certificadas oito unidades: em Salvador (BA), inaugurada em 1903; Caetité (BA), em 1907; Maceió (AL), em 1909; Juiz de Fora (MG), em 1910; Manaus (AM), em 1910; Cuiabá (MT), em 1911; Curitiba (PR), em 1911, e em Quixeramobim (CE), em 1896. Na ocasião, o Brasil teve o maior número da lista.

Na sequência, em 2021, mais três estações foram reconhecidas: em Aracaju (SE), aberta em 1910; em Campos dos Goytacazes (RJ), em 1911, e em Passo Fundo (RS), em 1912.



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET