Oito avisos de grande perigo foram emitidos pelo Inmet durante passagem de ciclone pelo Brasil

Previsão para o fim de semana é de chuvas no litoral na Bahia e também na Região Norte.

Publicado em 12/08/2022 17h52 . Última modificação 12/08/2022 18h08 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu oito avisos de grande perigo (vermelho), sendo cinco para chuvas intensas/tempestades e três para vendavais, entre os dias 7 e 11 deste mês. Muitos desses avisos estavam associados a passagem de um ciclone extratropical pelas regiões Sul e Sudeste do Brasil principalmente a partir do dia 9.

Como previsto pelo Inmet, o fenômeno provocou ventos fortes em áreas do litoral da Região Sul e dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo registradas rajadas acima de 100 km/h na costa de Santa Catarina.

A tabela 1 (abaixo) apresenta os maiores valores de rajadas de vento registrados nas estações meteorológicas do Inmet durante a passagem do ciclone.

Tabela 1: Maiores rajadas de vento registradas nas estações meteorológicas durante o ciclone. Fonte: Inmet


Previsão

No próximo fim de semana (13 e 14/8), a previsão indica chuvas moderadas no extremo norte da Região Norte, entre Roraima e Amazonas, e chuva no litoral dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Já a baixa umidade vai prevalecer em áreas das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, onde também haverá aumento das temperaturas.

O início da próxima semana (15/8 a 19/8) será marcado pela volta das chuvas intensas no Rio Grande do Sul e, posteriormente, no Sudeste e Centro-Oeste do País. A umidade relativa do ar também continuará baixa no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais até o meio da semana.

Até o momento, não há previsão de geada intensa e queda de temperatura para os próximos dias.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: