O que é e como se forma uma Frente fria?

Entenda um pouco mais sobre como ocorre o processo de formação do fenômeno.

Publicado em 16/05/2022 10h18 . Última modificação 19/01/2023 09h37 .

Seja no inverno ou no verão, as previsões do tempo frequentemente anunciam a chegada ou aproximação da chamada “frente fria”, que classicamente ocasiona chuvas, por vezes fortes, e posterior declínio de temperatura.

Em termos mais técnicos, a faixa de transição entre massas de ar frio das regiões polares, que se deslocam em direção às regiões tropicais (mais quentes), é chamada de frente fria.

Durante seu deslocamento, essa massa de ar frio encontra massas de ar com temperaturas mais elevadas, o que causa instabilidade na atmosfera e, consequentemente, as chuvas. Após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar frio e seco aparece em seguida.

Durante o outono e inverno, as frentes frias avançam mais sobre o território brasileiro, atingindo inclusive áreas da Região Norte do país, fenômeno conhecido como friagem. Além disso, durante o outono e inverno, as massas de ar frio são mais intensas, o que favorece a formação de geadas no centrossul do país durante essas estações do ano.

“Isso pode afetar diretamente a produção agrícola, em especial as culturas mais sensíveis aos efeitos das geadas, acarretando em queda de produção, elevando, assim, os preços no mercado”, explica o meteorologista do INMET Mozar Salvador, doutor em Climatologia.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Para maiores informações, acompanhe o portal oficial. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: