O que é e como se forma uma Frente fria?
Entenda um pouco mais sobre como ocorre o processo de formação do fenômeno.
Seja no inverno ou no verão, as previsões do tempo frequentemente anunciam a chegada ou aproximação da chamada “frente fria”, que classicamente ocasiona chuvas, por vezes fortes, e posterior declínio de temperatura.
Em termos mais técnicos, a faixa de transição entre massas de ar frio das regiões polares, que se deslocam em direção às regiões tropicais (mais quentes), é chamada de frente fria.
Durante seu deslocamento, essa massa de ar frio encontra massas de ar com temperaturas mais elevadas, o que causa instabilidade na atmosfera e, consequentemente, as chuvas. Após a passagem de uma frente fria, uma massa de ar frio e seco aparece em seguida.
Durante o outono e inverno, as frentes frias avançam mais sobre o território brasileiro, atingindo inclusive áreas da Região Norte do país, fenômeno conhecido como friagem. Além disso, durante o outono e inverno, as massas de ar frio são mais intensas, o que favorece a formação de geadas no centrossul do país durante essas estações do ano.
“Isso pode afetar diretamente a produção agrícola, em especial as culturas mais sensíveis aos efeitos das geadas, acarretando em queda de produção, elevando, assim, os preços no mercado”, explica o meteorologista do INMET Mozar Salvador, doutor em Climatologia.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Para maiores informações, acompanhe o portal oficial. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr