Novos temporais atingem parte da Região Sul nos próximos dias

São esperados ventos acima de 80 km/h, queda de granizo e chuva localmente forte

Publicado em 01/12/2023 16h32 . Última modificação 01/12/2023 16h43 .

No fim desta sexta-feira (1) e ao longo dos próximos dias, novas áreas de instabilidade devem se formar na Região Sul do País devido ao forte calor, aumento da umidade e a passagem de uma frente fria.

Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, tempestades vão se formar com maior força e se deslocar para parte do estado gaúcho entre o fim desta sexta e ao longo do sábado (2), se propagando de forma mais isolada sobre os estados de Santa Catarina e Paraná.

No domingo (3), uma frente fria se forma na altura do Rio Grande do Sul e intensifica as instabilidades entre o estado gaúcho e as demais áreas de Santa Catarina e parte do Paraná. A partir deste dia, as temperaturas também começam a cair, especialmente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Temporais com ventos acima de 80 km/h, queda de granizo e chuva localmente forte são esperados. Os maiores volumes de chuva em 48h devem se concentrar entre o centro-sul e o oeste do Rio Grande do Sul, com valores em torno de 100 milímetros (mm). Nas demais áreas, o acumulado de chuva deve variar entre 30 mm e 60 mm.

O tempo deve permanecer instável até, pelo menos, a próxima quarta-feira (6), com volumes podendo passar de 100 mm entre o centro, sul e oeste-noroeste do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina. Nas demais áreas entre o estado gaúcho e o Paraná, o acumulado pode variar entre 40 mm e 70 mm. Veja figura 1.

Confira os avisos vigentes no portal do Inmet AQUI.



Figura 1: Mapa de chuva acumulada em (a) 48h até as 9h do dia 03/12 pelo modelo Cosmo 2,8 km e em (b) 120h até as 9h do dia 06/12 pelo modelo Cosmo 7 km.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: