[ATUALIZAÇÃO] - NOVA ONDA DE FRIO ATUARÁ SOBRE O PAÍS DERRUBANDO AS TEMPERATURAS.

Persiste a previsão de frio intenso entre os dias 18 e 21/07/2021 (quarta-feira) em grande parte do Brasil.

Por Viviane Samara Barbosa Nonato - publicado 16/07/2021 15h00 . Última modificação 16/07/2021 16h16 .

Persiste a previsão de frio intenso entre os dias 18 e 21/07/2021 (quarta-feira) em grande parte do Brasil. A nova massa de ar frio (de origem polar) começará a atuar sobre a Região Sul no final do dia 17. No domingo (18), continua a previsão de que o ar frio avance por partes das Regiões Centro-Oeste e Sudeste e sudoeste da Amazônia Legal, originando um novo episódio de Friagem.


No período de 19 a 21 (segunda e quarta-feira), a onda de frio irá se manter na Região Sul e se propagará por partes das Regiões Sudeste e Centro-Oeste.


Com relação à formação de geada, a previsão do modelo numérico regional WRF 5km Figura (1a), sinaliza chances de geadas no amanhecer deste sábado (17) na Região de Campanha Central e Meridional, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Já entre o final da madrugada e o início da manhã de domingo (18), à formação de geada deverá ser mais ampla no interior do Rio Grande do Sul, bem como no oeste de Santa Catarina e no sudoeste e sul do Paraná (Figura 1b). Ainda está mantida a previsão de formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da Regiões Sul, sul do Mato Grosso do Sul até a divisa entre São Paulo e o Paraná entre os dias 19 e 20 (terça-feira). No dia 20 (terça-feira), continua a previsão de formação de geada no sul de Minas e no estado de São Paulo. Ademais, vale ressaltar que os modelos numéricos de previsão indicam uma chance de ocorrência de neve pontual nas áreas de serra do norte do Rio Grande do Sul na madrugada deste domingo (18) e também, com chance menor, na madrugada de segunda (19), de forma bem pontual (Figura 2).



Figura 2 - Previsões do modelo numérico Cosmo 7 km para o dia 19/07 (a) variação da temperatura do ar entre os dias 18 e 19/07 às 9 horas local .






NOTA Atualizada Completa AQUI.