NOTA À IMPRESA ENTRE INMET E CPTEC/INPE SOBRE INTENSA MASSA DE AR FRIO QUE CAUSARÁ DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA EM PARTE DO PAÍS E POSSIBILIDADE DE NEVE NA REGIÃO SUL

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informa através desta nota que a partir desta terça-feira (18) uma intensa massa de ar frio deverá começar a avançar de forma continental sobre a Argentina.

Publicado em 18/08/2020 19h06 . Última modificação 18/08/2020 21h34 .

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informa através desta nota que a partir desta terça-feira (18) uma intensa massa de ar frio deverá começar a avançar de forma continental sobre a Argentina. Na quarta-feira (19) o ar frio deverá atingir o Uruguai e parte do Sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul. A partir da tarde da quinta-feira (20) o ar frio deverá avançar rapidamente pelo interior do continente atingindo os demais estados o Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre, centro-sul do Amazonas (fenômeno da friagem), além dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (Figura 1).

                                                                                                Figura 1 – Previsão da temperatura a 2 m entre os dias 19 e 22 de agosto de 2020. Fonte: INPE

A Figura 2 mostra a tendência de temperatura entre a noite do dia 20 e a noite dia 21 prevista pelo modelo COSMO (INMET). Áreas em azul indicam onde haverá declínio de temperatura entre os dias 20 e 21, ou seja, em áreas do Mato Grosso, por exemplo, a temperatura deverá ter um decréscimo em torno de 10°C quando comparados aos valores entre a noite do dia 20 e a noite do dia 21 (caindo de valores em torno de 30°C para cerca de 20°C). 

                                                                                            Figura 2 - Tendência de Temperatura em 2 metros entre os dias 20 e 21 de agosto de 2020. Fonte: INMET.


Entre a quinta-feira (20) e o sábado (22) os dias serão bastantes frios em parte do centro-sul do país. A previsão é que sejam registradas temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a 0°C em parte do Sul do Brasil. Na quinta-feira (20) haverá condições favoráveis para formação de geadas em grande parte do RS, destacando-se as regiões da campanha, oeste e central do estado. Entre a sexta-feira (21) e o sábado (22), o frio intenso também deverá atingir Santa Catarina, Paraná, centro-sul de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, com condições favoráveis para ocorrência de geadas amplas (Figura 3). Destaca-se que a ocorrência de geadas está condicionada não só as baixas temperaturas, mas também as condições de nebulosidade, de precipitação e intensidade dos ventos, podendo haver variação nas áreas previstas.

                                                                                          Figura 3 – Previsão de geada entre os dias 20 e 22 de agosto de 2020. Fonte: INPE.


COSMO do INMET entre a manhã do dia 21 e a manhã do dia 22 de agosto. Observa-se que o modelo indica neve principalmente nas Serras Gaúcha e Catarinense.

                                                                                 Figura 4 - Previsão de queda de neve entre os dias 21 e 22 de agosto de 2020. Fonte: INMET.

Mais informações AQUI.