[Atualização] NOTA À IMPRENSA SOBRE A FORMAÇÃO DE “TEMPESTADE SUBTROPICAL" UBÁ

São esperados ventos de até 47 nós (87 km/h) no entorno do ciclone, principalmente no setor sul e de ondas, em alto-mar, de até 5,0 metros de altura. Devido a distância significativa da costa, não há previsão de condições de mau tempo para a região litorânea do estado do Rio Grande do Sul.

Publicado em 10/12/2021 15h00 . Última modificação 10/12/2021 15h37 .

NOTA À IMPRENSA

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), informa que na manhã do dia 10 de dezembro houve a formação de um ciclone subtropical em alto-mar, na posição 31°S 041°W, a aproximadamente 500 milhas náuticas (930 km) a leste da costa do estado do Rio Grande do Sul, com lento deslocamento para sul. O sistema foi classificado como “Tempestade Subtropical”, sendo atribuído o nome “Ubá”, com ventos estimados de 35 nós (65 km/h) nos setores sudoeste e sul.

A expressão “Ubá” significa “canoa indígena” em tupi-guarani. A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do Aviso Especial nº 1299/2021, publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima para as Atividades de Meteorologia Marítima nº19 (NORMAM-19), disponível em https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/normas-legislacoes.

São esperados ventos de até 47 nós (87 km/h) no entorno do ciclone, principalmente no setor sul e de ondas, em alto-mar, de até 5,0 metros de altura. Devido a distância significativa da costa, não há previsão de condições de mau tempo para a região litorânea do estado do Rio Grande do Sul.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR - Instituto Rumo ao Mar.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.


Contato:

Assessoria de Comunicação Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação

Área de Imprensa: https://www.marinha.mil.br/dhn/comunicao

Tel.: (21) 2189-3387

E-mail: dhn.comunicacaosocial@marinha.mil.br


Assessoria de Comunicação Social do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET
Tel.: (11) 2102-4610/4612

E-mail: acs.inmet@inmet.gov.br


Também estamos nas redes sociais: Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: /INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr


Confira a NOTA completa AQUI.

Veja mais: