INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 14/2023

Confira a previsão do tempo entre os dias 10 e 26 de abril 2023

Publicado em 10/04/2023 14h47 . Última modificação 10/04/2023 15h49 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu a previsão do tempo para as próximas duas semanas. Na primeira, entre os dias 10 e 17 de abril, os maiores volumes de chuva (tons em vermelho e rosa no mapa da figura 1), com valores superiores a 70 milímetros (mm), devem ocorrer em parte das regiões Norte e Nordeste, além de áreas pontuais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Já na faixa norte do País, as chuvas devem ser provocadas pela combinação do calor e a alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A chegada de um sistema frontal também deve contribuir para a ocorrência de volumes mais expressivos no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, principalmente, entre os dias 13 e 15. 

Por fim, em grande parte das regiões Sul e Sudeste, no semiárido nordestino e no centro-norte de Roraima, a previsão é de pouca chuva (tons em branco e azul no mapa da figura 1).

Confira, abaixo, a previsão do tempo detalhada para cada região do Brasil nas próximas duas semanas:

Previsão para a 1ª semana (10/04/2023 a 17/04/2023)

Região Norte: São previstos volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte da região, podendo ultrapassar 100 mm no noroeste do Amazonas, norte do Amapá e em áreas centrais e do nordeste do Pará. Por outro lado, a previsão é de pouca chuva no Acre, Rondônia e na parte central do Tocantins. Já no norte de Roraima, o tempo deve permanecer seco ao longo da semana.

Região Nordeste: A faixa norte da região deve ser atingida por chuvas intensas, com volumes que podem ultrapassar 80 mm no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará. Em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados devem ficar entre 10 e 80 mm. Já na faixa leste da região, podem ocorrer baixos volumes (menores que 50 mm), enquanto em Pernambuco, Paraíba e áreas centrais e do nordeste da Bahia, o tempo continuará seco.

Região Centro-Oeste: A previsão indica volumes expressivos, podendo ultrapassar 70 mm no noroeste e sul de Mato Grosso, assim como no sudeste de Mato Grosso do Sul devido, principalmente, ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, os acumulados devem ser inferiores a 60 mm.

Região Sudeste: O tempo seguirá quente e seco em áreas do centro-norte de Minas de Gerais e Espírito Santo ao longo da semana. No litoral sul e sudoeste de São Paulo, devem ocorrer chuvas significativas, podendo superar 80 mm. Já no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão previstos volumes inferiores a 60 mm.

Região Sul: As chuvas intensas, com acumulados maiores que 70 mm, devem afetar áreas do centro-norte e litoral do Paraná, além do extremo nordeste de Santa Catarina, ocasionadas pelo avanço de um sistema frontal entre os dias 13 e 15. Nas demais áreas, a previsão é de tempo seco, com possibilidade de pancadas de chuvas, principalmente, no extremo sul do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina devido ao calor e à alta umidade.

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (10/04/2023 a 17/04/2023). Fonte: INMET.


Na segunda semana, entre os dias 18 e 26 de abril, a previsão do Inmet indica volumes de chuva significativos, podendo ultrapassar 90 mm na faixa norte e oeste do País. Veja figura 2.

Da mesma forma, no litoral do Rio de Janeiro até o Paraná, assim como em áreas centrais de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, são previstos grandes acumulados, podendo chegar a 80 mm. 

Por fim, no interior do Nordeste e do centro-sul da Região Norte, a previsão é de volumes abaixo de 40 mm.

Previsão para a 2ª semana (18/04/2023 a 26/04/2023)

Região Norte: São previstos acumulados maiores que 70 mm em praticamente toda a região, podendo ultrapassar 100 mm no extremo norte e oeste. Já em áreas do sul do Tocantins e do Pará, os volumes devem ser inferiores a 40 mm.

Região Nordeste: A previsão indica chuvas significativas, com possibilidade de acumulados maiores que 80 mm no extremo norte da região. Já nas demais áreas, incluindo o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os volumes serão menores (abaixo de 50 milímetros). Na costa leste da região, também não há previsão de grandes acumulados. 

Região Centro-Oeste: Nas áreas centrais e leste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e em Goiás, a chuva deve ser maior que 60 mm, enquanto em áreas mais ao sul dos três estados, os volumes podem ser inferiores a 50 mm.

Região Sudeste: São previstos baixos acumulados em praticamente toda a região, com volumes que não devem ultrapassar 60 mm. Já na costa da região, os valores de chuva podem chegar a 80 mm.

Região Sul: A previsão é de baixos volumes (menores que 40 mm) em grande parte da região, com exceção das áreas centrais e litorâneas do Paraná, onde os volumes podem ser maiores que 80 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (18/04/2023 a 26/04/2023). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 14/2023.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: