Na Índia, Inmet participa de evento sobre fenômenos El Niño e La Niña

Entre os temas da reunião, estava a definição do fenômeno El Niño Oscilação Sul (Enso)

Publicado em 16/12/2022 15h05 . Última modificação 16/12/2022 15h08 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) participou, entre os dias 6 e 8 deste mês, de um workshop sobre os fenômenos El Niño e La Niña, realizado em Pune, na Índia. Idealizado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), o evento contou com o apoio do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical e do Departamento Meteorológico da Índia.

Na ocasião, foram discutidos temas como as práticas operacionais atuais, incluindo a definição do fenômeno El Niño Oscilação Sul (Enso), em todo o mundo para a produção de perspectivas do Enso. O levantamento de necessidades dos usuários de informações sobre o Enso e a identificação de boas práticas para monitoramento e previsão do fenômeno também foram debatidos.

Durante a reunião, a meteorologista e coordenadora-geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Marcia Seabra, mostrou como são divulgadas as informações sobre o El Niño e La Niña no instituto brasileiro. “Apresentamos os produtos gerados pelo Inmet e também por um grande parceiro nosso, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse trabalho em conjunto foi bastante elogiado e visto como exemplo a ser seguido por outros membros da OMM”, destacou Marcia.

Também participaram do workshop representantes dos centros mundiais de informações sobre El Niño e La Niña, como o International Research Institute for Climate Prediction (IRI), NOAA Climate Prediction Center, International Research Centre on El Nino (CIIFEN) and RCC Western South America, Bureau of Meteorology (BOM), Japan Meteorological Agency (JMA) / Tokyo Climate Centre (TCC), ECMWF, além de representantes do Inpe, do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical e do Departamento Meteorológico da Índia.

Confira o workshop completo neste link:

https://community.wmo.int/acti...

Veja mais: