Na Suíça, Inmet representa o Brasil em congresso da Organização Meteorológica Mundial (OMM)

A iniciativa “Alerta Antecipado para Todos”, lançada em março de 2022 para garantir que todos os países tenham um sistema de alertas antecipados, é um dos destaques do evento

Publicado em 22/05/2023 11h18 . Última modificação 22/05/2023 11h35 .

Representado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Brasil participa, a partir desta segunda-feira (22), do 19º Congresso Meteorológico Mundial (Cg-19) em Genebra, na Suíça. Com duração de duas semanas, o evento marcará uma série de decisões importantes para a Organização Meteorológica Mundial (OMM), além de ter como foco debates sobre meteorologia, climatologia, hidrologia e meio ambiente.

Sob o comando da diretora interina do Inmet e representante permanente do Brasil junto à OMM, Lizane Soares Ferreira, a delegação brasileira conta com oito participantes presenciais e mais sete que integram o grupo de forma virtual. Os últimos congressos foram realizados em 2019 (Cg-18) e 2021, este de maneira extraordinária.

Além da diretora do instituto, estarão em Genebra a coordenadora-geral de meteorologia aplicada, desenvolvimento e pesquisa do Inmet, Marcia Seabra; a diretora supervisora da área de dados hidrológicos e estudos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro; o superintendente de gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA e assessor hidrológico do Brasil junto à OMM, Marcelo Jorge Medeiros; integrante do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Deydila Michele Bonfim dos Santos; representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Major Paulo Cesar Silva da Costa e Capitão Vicente Batista Rangel; e o diplomata da missão brasileira em Genebra, Helges Samuel Bandeira.

Durante o evento, será feita a análise de relatórios anteriores; definição do Plano Estratégico e Orçamentário para 2024-2027; avaliação da Reforma da Governança da OMM e Estrutura dos Corpo Constituintes; revisão das Resoluções do Congresso Prévio; definição de estratégias técnicas para apoio de metas a longo prazo; eleições e nomeações, e, também, assuntos gerais.

O grande destaque do congresso é a iniciativa “Alerta Antecipado para Todos”, lançada em março de 2022 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. A iniciativa busca garantir que todos os países tenham um sistema de alertas antecipados em cinco anos. Diariamente, o Inmet já emite avisos meteorológicos antecipados para todo o território brasileiro como forma de garantir a segurança da população e evitar ou minimizar os efeitos dos desastres naturais.

Líder da delegação brasileira no congresso, a diretora do Inmet ressalta que todas as decisões do evento vão guiar as ações da OMM nos próximos quatros anos. “Nosso papel no congresso, portanto, é garantir que os tópicos discutidos nas sessões tenham ciência e concordância do Brasil e não apenas do Inmet. Todos os órgãos brasileiros que possuem atividades relacionadas precisam estar de acordo com as decisões tomadas”, reforça Lizane. Representante do Brasil junto à OMM, o Inmet é o único órgão brasileiro com direito de voto e manifestação em reuniões de alta instância do evento.

A coordenadora-geral de meteorologia aplicada do Inmet, Marcia Seabra, destaca, entre as pautas técnicas do congresso, a iniciativa “Alerta Antecipado para Todos”. “A participação do Inmet no evento é de extrema importância para alinharmos com as estratégias internacionais da OMM, especialmente, a questão dos avisos meteorológicos antecipados para todos e do sistema de observações e previsões da Terra”, afirma.

O evento também será marcado pelo reconhecimento das estações meteorológicas centenárias, sendo cinco localizadas no Brasil, e terá como encerramento as eleições do secretário-geral da OMM e todo o seu secretariado e, também, dos membros que vão compor o Conselho Executivo.



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET