Mudanças na temperatura da superfície global devem continuar nas próximas décadas

Panorama geral do último Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) traz informações sobre cenários climáticos futuros

Publicado em 15/09/2022 16h45 . Última modificação 15/09/2022 16h56 .

A temperatura da superfície global deve aumentar ainda mais nas próximas décadas, assim como a variação de chuva e de disponibilidade de umidade no solo, conforme aponta a 6° edição do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). De acordo com o estudo, a temperatura global pode aumentar, em média, de 1°C a 4°C, provocando consequências significativas para a sociedade.

Criado a partir de reuniões periódicas de cientistas de diversas áreas, o IPCC faz a análise de dados reais e projeções futuras para o clima no mundo, considerando cenários mais otimistas, com baixa intensidade e impactos menores, e, também, os pessimistas, que apresentam níveis de gravidade maiores.

“A importância do relatório é analisar as mudanças no clima mundial e os impactos nos setores da meteorologia, meio ambiente, economia, agricultura, gestão pública, entre outros”, afirma o mestre e doutor em Climatologia e meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar de Araújo Salvador.

A figura 1 mostra o mapa do cenário mais pessimista, com simulação de 4°C de aquecimento global. 

Figura 1: Mapa da mudança anual média de temperatura (°C) em comparação a 1850-1900 (pré-industrial). Mudança simulada a 4°C de aquecimento global. Fonte: IPCC.


A figura 2 mostra o mapa da mudança anual média nas chuvas (%) em comparação a 1850-1900.

Figura 2: Mapa da mudança anual média nas chuvas (%) em comparação a 1850-1900 (pré-industrial). Mudança simulada a 4 °C de aquecimento global. Fonte: IPCC.

Confira o panorama geral sobre a 6° edição do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), feito pelo Inmet, AQUI.

Confira o Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) na íntegra AQUI.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: