Mudanças na temperatura da superfície global devem continuar nas próximas décadas
Panorama geral do último Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) traz informações sobre cenários climáticos futuros
A temperatura da superfície global deve aumentar ainda mais nas próximas décadas, assim como a variação de chuva e de disponibilidade de umidade no solo, conforme aponta a 6° edição do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). De acordo com o estudo, a temperatura global pode aumentar, em média, de 1°C a 4°C, provocando consequências significativas para a sociedade.
Criado a partir de reuniões periódicas de cientistas de diversas áreas, o IPCC faz a análise de dados reais e projeções futuras para o clima no mundo, considerando cenários mais otimistas, com baixa intensidade e impactos menores, e, também, os pessimistas, que apresentam níveis de gravidade maiores.
“A importância do relatório é analisar as mudanças no clima mundial e os impactos nos setores da meteorologia, meio ambiente, economia, agricultura, gestão pública, entre outros”, afirma o mestre e doutor em Climatologia e meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar de Araújo Salvador.
A figura 1 mostra o mapa do cenário mais pessimista, com simulação de 4°C de aquecimento global.
Figura 1: Mapa da mudança anual média de temperatura (°C) em comparação a 1850-1900 (pré-industrial). Mudança simulada a 4°C de aquecimento global. Fonte: IPCC.
A figura 2 mostra o mapa da mudança anual média nas chuvas (%) em comparação a 1850-1900.
Figura 2: Mapa da mudança anual média nas chuvas (%) em comparação a 1850-1900 (pré-industrial). Mudança simulada a 4 °C de aquecimento global. Fonte: IPCC.
Confira o panorama geral sobre a 6° edição do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), feito pelo Inmet, AQUI.
Confira o Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) na íntegra AQUI.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET