Minas Gerais e Espírito Santo terão grandes volumes de chuva nos próximos dias

Com atuação até o próximo sábado (28), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai provocar chuva nos dois estados

Publicado em 25/01/2023 14h30 . Última modificação 07/02/2023 14h17 .

O estado de Minas Gerais seguirá com tempo úmido e bastante instável devido à configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), formada nessa terça-feira (24) e com atuação até, pelo menos, o próximo sábado (28).

Nas próximas 72 horas, a ZCAS ficará posicionada sobre Minas Gerais, passando pelo noroeste e leste do estado, Central Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte e, também, pelo Espírito Santo. Com isso, a previsão é de grandes volumes de chuva acumulada, inclusive, superiores a 150 milímetros (mm) em alguns pontos, principalmente, no leste mineiro e no Espírito Santo.

Nesta quarta-feira (25), os mapas de previsão de chuva acumulada pelos modelos COSMO (figura 1) e GFS (figura2) indicam volumes significativos no Vale do Rio Doce e em Mucuri, assim como em todo o estado do Espírito Santo. Já na quinta-feira (26), os modelos (figuras 3 e 4) divergem quanto a área de chuva mais volumosa (acima de 60 mm), porém, ambos mantêm condições de chuva intensa no Rio Doce e em grande parte do Espírito Santo.

Figura 1: Mapa de chuva acumulada para esta quarta-feira (25). Modelo COSMO. 

Figura 2: Mapa de chuva acumulada para esta quarta-feira (25). Modelo GFS.

Figura 3: Mapa de chuva acumulada para esta quinta-feira (26). Modelo COSMO.

Figura 4: Mapa de chuva acumulada para esta quinta-feira (26). Modelo GFS. 


No fim de semana (28 e 29/01), com a desconfiguração da ZCAS, a tendência é de redução das chuvas na faixa norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. 

Por outro lado, a previsão indica um aumento das chuvas no sul e sudeste do estado mineiro, no Triângulo Mineiro, norte de São Paulo e no Rio de Janeiro. A Região Metropolitana de Belo Horizonte também terá chuvas frequentes durante todo o fim de semana. 

Os mapas abaixo mostram o volume acumulado de chuva previsto pelos modelos COSMO (figura 5) e GFS (figura 6) para o período de 25 a 31 de janeiro sobre a Região Sudeste do País.

Figura 5: Mapa de chuva acumulada entre 25 e 31 de janeiro de 2023. Modelo COSMO.

Figura 6: Mapa de chuva acumulada entre 25 e 31 de janeiro de 2023. Modelo GFS.

Confira a nota técnica completa AQUI

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


Para mais informações, acesse portal.inmet.gov.br.


A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: