MINAS GERAIS: BALANÇO CLIMATOLÓGICO DE FEVEREIRO DE 2022
Fevereiro foi um mês chuvoso em Minas Gerais, devido a atuação de três episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
- PRECIPITAÇÃO OBSERVADA:
Fevereiro foi um mês chuvoso em Minas Gerais, devido a atuação de três episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O primeiro iniciou no fim de janeiro (29/01 a 02/02) provocando volume acentuado de chuva principalmente no oeste e sul mineiro. Os outros dois episódios (entre os dias 07 e 12/02 e entre 18 e 21/02) provocaram chuvas frequentes em grande parte do estado, com maiores acumulados na Central Mineira, Alto Paranaíba, Metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata. Os últimos sete dias do mês apresentaram chuvas irregulares e praticamente restritas ao oeste e centro-sul do estado. Os mapas da Figura 1 ilustram o total acumulado de chuva no final de cada decêndio.
Figura 1: Precipitação acumulada no final de cada decêndio de fevereiro/2022.
Os totais mensais variaram aproximadamente entre 100 e 500 mm, superando a média histórica para fevereiro em quase todas as regiões mineiras. A figura 2(a) ilustra o total mensal acumulado em fevereiro de 2022 e a 2(b) a média histórica mensal para fevereiro referente ao período 1981-2010. A tabela 1 ilustra os maiores totais mensais observados no mês de fevereiro em Minas Gerais, destacando o volume acumulado em cada decêndio.
Figura 2: (a) precipitação acumulada em fevereiro/22 e (b) climatologia de chuva para fevereiro (1981-2010).
Confira a nota completa AQUI.
O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal portal.inmet.gov.br, aplicativo e redes sociais:
Nossas Redes Sociais e Aplicativo:
Instagram: @inmet.oficial
Youtube: INMET
Twitter: @inmet_
Facebook: INMETBR
LinkedIn:/company/inmetbr
Tiktok: @inmetoficial