Miguel Ivan Lacerda é nomeado para compor equipe de transição do governo Lula

Atual diretor do Inmet, Miguel vai integrar o Grupo Técnico de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Publicado em 07/12/2022 10h48 . Última modificação 07/12/2022 13h16 .

O servidor de carreira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Miguel Ivan Lacerda foi convidado para compor a equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A nomeação do atual diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi publicada em portaria no dia 1º de dezembro de 2022.

Conforme portaria, Miguel vai integrar o Grupo Técnico de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Outros nomes também foram indicados para compor demais grupos técnicos da equipe de transição.

Com formação em Economia, Miguel também é presidente do Centro Regional do Clima para o Sul da América do Sul, além de membro do conselho executivo e representante permanente do Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela criação do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).

Mestre em Agronegócios e doutorando em Bioenergia, o diretor do Inmet ainda é produtor rural e foi o responsável pela criação da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), considerada uma das políticas ambientais de maior sucesso do País, movimentando bilhões de reais no setor. Miguel também foi responsável pela gestão do programa Água Para Todos, criado para fornecer estrutura hídrica para um milhão e duzentas mil famílias brasileiras.

“É uma honra integrar a equipe de transição e acredito que o convite seja, também, fruto do reconhecimento pela gestão no Inmet. Agora, o foco é priorizar a transição energética e as mudanças climáticas que impactam no agronegócio brasileiro, além de considerar todos os riscos que essa transição pode gerar ao País caso não sejam tomadas as medidas corretas”, destacou Miguel.


Foto: Tamiris Schneider / INMET

Veja mais: