Meteorologistas do INMET participam da 4º reunião do grupo de trabalho de monitoramento e previsão do SISSA

Foram discutidos planos e ações para 2023 e perspectivas climáticas sobre a seca para os países da América do Sul

Publicado em 14/12/2022 09h51 . Última modificação 15/12/2022 10h36 .

A última reunião de 2022, realizada pelo Centro Regional de Clima do Sul da América do Sul (CRC-SAS) e do Sistema de Informações sobre Secas para o Sul da América do Sul (SISSA), contou com a participação dos meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Mozar de Araújo Salvador e Danielle Barros Ferreira, no intuito de compartilhar e discutir as condições climáticas da região nos próximos meses.

O encontro aconteceu em 02 de dezembro em Buenos Aires, Argentina e promoveu o compartilhamento de resultados recentes de pesquisas sobre previsão climática, hidrológica e de teor de água no solo, realizadas por pesquisadores da região. 

É de fundamental importância a troca de conhecimento dos modelos conceituais de variabilidade climática na região e seus impactos em diversos setores da economia. Além disto, conhecer os produtos de monitoramento climático de outros países membros do CRC-SAS é uma forma de melhorar o prognóstico climático para a América do Sul, e assim beneficiar a todos os usuários da meteorologia," afirmou Danielle Ferreira. 

Participaram da reunião membros dos serviços meteorológicos dos 6 países que integram o CRC-SAS (Argentina, Brasil , Paraguai, Uruguai , Bolívia e Chile) e algumas das instituições associadas. O evento buscou apresentar e discutir os avanços do SISSA em monitoramento e previsão e em outras áreas correlatas; discutir planos e ações para 2023 e trocar experiências entre as instituições sobre as capacidades e desafios na prestação de informações sobre secas.

Na ocasião, foram apresentados os progressos e planos de monitoramento e previsão do SISSA, e sobre os projetos demonstrativos da iniciativa, que incluem os setores agrícola, hidroelétrico e de navegação fluvial. Um dos desafios é chegar aos usuários para identificar as necessidades associadas às secas, e trabalhar em conjunto para reduzir as vulnerabilidades que se manifestam em cada um dos setores referidos.

Na oportunidade, os meteorologistas do INMET, apresentaram os serviços prestados pelo Instituto, e discutiram os desafios na prestação de informação sobre as secas identificadas no Brasil.

"Além do intercâmbio de conhecimento técnico-científico típico dos eventos do CRC-SAS e do SISSA, quando são apresentados os avanços de cada País membro no campo do monitoramento e do prognóstico climático, o evento em Buenos Aires foi especialmente importante pelo retorno das reuniões presenciais após 3 anos, em virtude da pandemia" destacou Mozar Salvador.

Vale destacar que, a troca de informações, compartilhamento e conhecimento sobre o controle de qualidade implementados na base de dados, também são úteis para serem implementados nas instituições. Por isso, verificou-se a necessidade de realizar treinamentos na implementação dos códigos de controle de qualidade, assim confirmando o tema na agenda de treinamentos para 2023.

A unidade de coordenação do SISSA indicou a elaboração de uma série de produtos probabilísticos de previsão de chuva e temperatura no âmbito do SISSA para caracterizar as condições climáticas que dão origem as secas. Além disso, está em andamento um trabalho para gerar uma base de previsões históricas em escalas sazonais e subsazonais corrigidas com observações da região. Essa base de dados será disponibilizada no próximo ano à comunidade técnico-científica da região, a fim de facilitar o desenvolvimento de produtos de previsão climática, hidrológica e agrícola nessas duas escalas.

Por fim, foi proposto pelos integrantes que em 2023 sejam realizadas atividades de capacitação em metodologias de correção e calibração de previsões climáticas na região em escala subsazonal, bem como capacitação em modelos conceituais que regem a variabilidade climática em determinada escala. 


4º Reunião do grupo de trabalho de monitoramento e previsão do Sistema de Informações sobre Secas para o Sul da América do Sul (SISSA)

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: