Maio: Como será o clima no Brasil?

A previsão para o mês indica chuvas acima da média no oeste da Região Norte, parte da Região Sul e costa leste da Região Nordeste, com início do período seco na região central do País.

Publicado em 02/05/2023 11h14 . Última modificação 02/05/2023 11h49 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o mês de maio tendência de chuvas próximas e acima da média no oeste da Região Norte, sul do Pará, Tocantins, além do semiárido e costa leste da Região Nordeste (cores cinza e azul no mapa da Figura 1a), com volumes abaixo de 250 milímetros (mm), principalmente, em áreas do interior nordestino, onde nesta época do ano há uma redução das chuvas. Já no norte das regiões Norte e Nordeste, na faixa que vai desde Roraima até o Rio Grande do Norte, os volumes de chuva poderão ficar ligeiramente abaixo da média (em amarelo no mapa da Figura 1a).

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica o predomínio de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média, exceto na divisa entre os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde são previstas chuvas pontuais e acima da média.

Para a Região Sul, são previstas chuvas próximas e ligeiramente acima da média, com volumes que podem ultrapassar os 120 mm sobre a parte norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e noroeste do Paraná. No oeste dos três Estados, a previsão indica chuvas ligeiramente abaixo da média.

Considerando o Prognóstico Climático do Inmet para o mês de maio de 2023 e seu possível impacto na safra de grãos 2022/23 para as diferentes regiões produtoras, a previsão indica que em áreas do MATOPIBA (região que engloba o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) pode haver uma ligeira redução dos níveis de água no solo, principalmente em áreas do oeste da Bahia e sul do Piauí. No entanto, a umidade do solo ainda poderá ser favorável para a finalização da colheita dos cultivos de primeira safra e para o desenvolvimento da segunda safra. Nas áreas produtoras do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, os níveis de água do solo também poderão ficar em níveis satisfatórios. Entretanto, em áreas centrais da Bahia e oeste do SEALBA (região que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia), mesmo que ocorram chuvas dentro da média, o armazenamento de água no solo poderá continuar baixo e impactar negativamente as culturas na região, como o feijão e o milho terceira safra.

Em grande parte do Brasil Central, a redução das chuvas, que é característica da região, será responsável pela redução do armazenamento de água no solo, principalmente em áreas do centro e norte de Minas Gerais, podendo afetar as culturas agrícolas, principalmente as de segunda safra que já estiverem em estádios fenológicos sensíveis ou sob deficiência hídrica. Nas demais áreas, os níveis de água no solo ainda podem continuar satisfatórios para as fases reprodutivas dos cultivos de segunda safra e para a semeadura e início do desenvolvimento das culturas de inverno.

Na Região Sul, mesmo que ocorram chuvas irregulares em áreas de Santa Catarina e do Paraná, os níveis de água no solo ainda poderão continuar elevados e favorecer o desenvolvimento das culturas na região, além de amenizar o déficit hídrico em áreas do Paraná onde a umidade do solo estava baixa. Já em áreas do Rio Grande do Sul, o modelo indica uma recuperação do armazenamento de água no solo, principalmente em áreas ao norte e leste do estado, o que será importante para o plantio e o desenvolvimento inicial dos cultivos de inverno.

Temperatura

A previsão indica que as temperaturas deverão fica acima da média em grande parte do País, principalmente na Região Nordeste e leste da Região Norte, onde podem superar os 28°C (cor laranja no mapa da Figura 1b). Nas demais áreas, são previstas temperaturas próximas à média (cor cinza no mapa da Figura 1b), exceto em alguns pontos da Serra da Mantiqueira, Espírito Santo e região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde as temperaturas poderão ficar ligeiramente abaixo da média (em azul no mapa da Figura 1b).

                   Figura 1: Previsão de anomalias de (a) chuva e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de maio de 2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: