Início de março tende a ser chuvoso na Região Nordeste
Chuvas devem atingir principalmente o centro-norte da região
Nos primeiros dez dias do mês de março, pelo menos, a Região Nordeste passará por um período mais úmido. Isso porque, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ficará mais ativa, posicionada na climatologia e com configuração em banda dupla, configuração que, associada com a circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera (presença de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), contribuirá para a formação de instabilidades na Região.
Entre os dias 03 e 06/03, se observa que há uma maior chance de que o padrão atmosférico descrito acima favoreça a organização de instabilidades e, consequentemente, a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e eventuais rajadas de vento em uma ampla área do centro-norte do Nordeste, mas também no leste, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia.
Com as atualizações desta terça-feira (28/02) dos vários modelos de previsão numérica de tempo, a previsão é de que no período de 04 a 06/03 ocorram as chuvas localmente mais fortes (não se descarta que no período, os acumulados sejam significativos, e possam ficar acima de 100 mm), principalmente em áreas do semiárido, especialmente dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, mas também no leste, desde o Rio Grande do Norte até Alagoas.
Nas figuras 1a e 1b, é possível observar o incremento de umidade no nível de 700hPa (aproximadamente 3000 metros) na região Nordeste entre os dias 28/02 e 05/03, de acordo a última atualização do modelo numérico COSMO 7km. As análises feitas desse campo, combinado com o todo o perfil atmosférico, desde a baixa a até a alta troposfera, do modelo Cosmo e também de vários modelos numéricos de previsão do tempo, convergem para que existam condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas/raios e rajadas de vento, principalmente, no setor centro-norte da região (desde o litoral até o interior).
Devido às atualizações diárias dos diversos modelos meteorológicos e a dinâmica da própria atmosfera, se faz necessário o acompanhamento da atualização da previsão do tempo, bem como dos avisos meteorológicos especiais emitidos no decorrer dos próximos dias.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Para maiores informações e atualizações destas previsões e dos avisos meteorológicos especiais, consulte nosso portal: https://portal.inmet.gov.br
A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET