Inverno de 2023 foi um dos mais quentes desde 1961

Cuiabá (MT) e São Paulo (SP) tiveram o inverno mais quente dos últimos 63 anos

Publicado em 22/09/2023 16h28 . Última modificação 22/09/2023 17h16 .

No inverno de 2023, a atuação de massas de ar frio causou queda nas temperaturas e favoreceu a formação de geada, com intensidade variando de fraca a forte nas regiões serranas do Sul do País. No entanto, as altas temperaturas se destacaram nos meses de inverno. O aquecimento foi impulsionado pela presença de intensas massas de ar quente e seco, com temperaturas acima de 30ºC em grande parte do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nestas regiões, foram observados mais de 70 dias de calor intenso durante a estação (figura 1). 

Em algumas áreas da Região Sudeste, como no noroeste de São Paulo e norte e triângulo mineiro, foram observados de 50 a 70 dias com temperaturas elevadas, principalmente nos meses de agosto e setembro.

Figura 1: Número de dias (de zero a 100 dias) durante o inverno com temperaturas máximas acima de 30ºC. Fonte: INMET.


Além das altas temperaturas, a estação foi marcada por eventos de onda de calor em grande parte do País, especialmente nos meses de agosto e setembro. As temperaturas máximas ultrapassaram 40°C em alguns municípios do centro-norte do Brasil, com anomalias positivas de temperatura máxima e mínima, isto é, temperaturas maiores que a média climatológica (média histórica) e acima de 1,5°C (figura 2a e 2b). Os maiores valores de temperatura máxima registrados nas estações meteorológicas do Inmet ocorreram em Cuiabá (MT), com 41,8ºC, no dia 23 de agosto, e em Balsas (MA) e Bom Jesus do Piauí (PI), com 41,5°C, no dia 15 de setembro.

Este cenário pode ser resultado dos primeiros reflexos do fenômeno El Niño em pleno inverno, aliados aos efeitos do aquecimento global. Como exemplo, estão as cidades de Cuiabá (MT) e São Paulo (SP), que tiveram o inverno mais quente dos últimos 63 anos. Desta forma, é possível dizer que recordes e mudanças no padrão climático serão cada vez mais frequentes em diversas partes do País.

Figura 2: Anomalia (diferença entre o valor previsto e a média histórica) ou desvio de (a) temperatura máxima do ar e (b) temperatura mínima do ar observadas no inverno de 2023. Fonte: INMET

Confira o balanço de inverno/2023 completo AQUI

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: