INTENSA MASSA DE AR FRIO E SECO AVANÇARÁ SOBRE GRANDE PARTE DO BRASIL A PARTIR DE QUINTA-FEIRA (DIA 10/06)

Esse evento será o 3º episódio de Friagem do ano e, muito provavelmente, o mais intenso até então.

Publicado em 09/06/2021 11h08 . Última modificação 09/06/2021 11h15 .

A partir da próxima quinta-feira (dia 10/06), após o rápido deslocamento de uma nova frente fria pela Região Sul do país, uma intensa massa de ar frio, de origem polar, irá avançar sobre toda a região e também por parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul da Região Norte. Esse evento será o 3º episódio de Friagem do ano e, muito provavelmente, o mais intenso até então.

As Figuras 1a e 1b, ilustram as previsões das variações de pressão atmosférica ao nível médio do mar (1a) e de temperatura ar (1b). Nota-se que, a pressão se elevará a partir da noite do dia 10/06, provocando assim o declínio das temperaturas máximas, especialmente no oeste da Região Sul e no Mato Grosso do Sul.

No próximo final de semana (dias 12 e 13/06), o ar frio avançará ainda mais e as temperaturas continuarão baixas na Região Sul, onde há inclusive previsão de temperaturas negativas nas áreas de maior altitude e de formação de geada já ao amanhecer do sábado (12). As temperaturas sofrerão declínio significativo no restante da regiões Centro-Oeste, Sudeste e no sul da Região Norte (Acre, Rondônia e sul do Amazonas) a partir do sábado (dia 12/06). Ao amanhecer do domingo, há possibilidade de formação de geada no sul do Mato Grosso do Sul e na Serra da Mantiqueira entre São Paulo e Minas Gerais.

As previsões detalhadas e os Avisos Meteorológicos Especiais podem ser acessadas nos seguintes endereços:

https://portal.inmet.gov.br/ e http://alert-as.inmet.gov.br/cv/


Figura 1- Previsões do modelo numérico Cosmo 7 km: (a) variação da pressão atmosférica ao nível médio do mar entre os dias 08 e 11/06 (21 horas local do dia 10) e (b) variação da temperatura do ar entre os dias 08 e 12/06.


Veja a Nota Completa AQUI.