INTENSA MASSA DE AR FRIO CAUSA DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA EM PARTE DO BRASIL E POSSIBILIDADE DE QUEDA DE NEVE EM ÁREAS DA REGIÃO SUL.
A partir da sexta-feira (21/08/2020), o frio avança rapidamente sobre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, promovendo declínio de temperatura bastante acentuado nesses estados.
A partir desta quarta-feira (19/08/2020), a incursão de uma forte massa de ar frio, de origem polar, chegará ao Sul do país e favorecerá o declínio acentuado de temperatura. Geadas generalizadas podem acontecer já na madrugada de quinta-feira (20/08/2020) no sul e fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
A partir da sexta-feira (21/08/2020), o frio avança rapidamente sobre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, promovendo declínio de temperatura bastante acentuado nesses estados. A Figura 1 mostra a tendência de temperatura entre a noite do dia 20 e a noite dia 21. Áreas em azul indicam onde haverá declínio de temperatura entre os dias 20 e 21, ou seja, em áreas do Mato Grosso, por exemplo, a temperatura deverá ter um decréscimo em torno de 10°C quando comparados aos valores entre a noite do dia 20 e a noite do dia 21 (caindo de valores em torno de 30°C para cerca de 20°C).
Com a presença da intensa massa de ar frio, há previsão de geada ao amanhecer do dia 21 no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No dia 22, as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste do estados da Região Sul e também no sul do Mato do Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo.
Figura 1: Tendência de Temperatura em 2 metros entre os dias 20 e 21 de agosto de 2020. Fonte: INMET.
Além disso, com a umidade remanescente e o frio intenso, há também possibilidade de queda de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no Oeste, Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina bem como em áreas do Sul e Sudoeste do Paraná, entre o fim de tarde e noite de quinta-feira 20/08/2020, na sexta-feira (21/08/2020) e no sábado (22/08/2020). A Figura 2 apresenta a previsão de queda de neve acumulada, a partir do modelo COSMO do INMET entre a manhã do dia 21 e a manhã do dia 22 de agosto. Observa-se que o modelo indica neve principalmente nas Serras Gaúcha e Catarinense.
Figura 2: Previsão de queda de neve entre os dias 21 e 22 de agosto de 2020. Fonte: INMET.
Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.
https://portal.inmet.gov.br/notasTecnicas#