INMET promove Oficina sobre Operacionalização de Índices Atmosféricos

A Oficina, cuja ideia principal foi apresentar os índices desenvolvidos e utilizados pelo INMET, foi mais um resultado da parceria entre INMET e INPE.

Publicado em 06/05/2022 15h23 . Última modificação 19/01/2023 09h37 .

Na quinta-feira (5), o Doutor em Meteorologia e Coordenador do 7º Distrito de Meteorologia do Inmet em São Paulo, Marcelo Schneider, conduziu a apresentação da Oficina de Operacionalização de Índices Atmosféricos. O objetivo foi apresentar ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) os índices meteorológicos, desenvolvidos pelo 7º Distrito/SP, utilizados na identificação de eventos severos pelo INMET.

Na ocasião, o especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) expôs, entre outros, o resumo do Índice de Instabilidade para Detecção de Tempestade Severas (IIDTS), que serve para auxiliar os profissionais de meteorologia na tomada de decisões, principalmente para a emissão dos Avisos Meteorológicos de chuva, vento e granizo.

A Oficina, cuja ideia principal foi apresentar os índices desenvolvidos e utilizados pelo INMET, foi mais um resultado da parceria entre INMET e INPE. Com isso, a expectativa é que o INPE possa utilizar a metodologia apresentada para geração de produtos baseados nos resultados do multi-modelo de previsão de tempo do INPE. Esses novos produtos, quando implementados, serão utilizados pelo INMET para elaboração de previsão de tempo e emissão de avisos meteorológicos mais precisos para toda a população.

Participaram da oficina especialistas do INMET e INPE.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: