INMET prevê calor e temporais no Rio Grande do Sul até segunda-feira (20)
Formação de sistema de baixa pressão vai intensificar as chuvas no estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atualizou o aviso de temporais no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (17), devido à combinação de temperaturas elevadas e baixa umidade.
São esperadas pancadas isoladas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e, ocasionalmente, queda de granizo na faixa leste e norte do estado, além de áreas de Santa Catarina e do Paraná ainda hoje. Devido à presença de umidade, a sensação de abafamento permanecerá intensa.
A previsão indica que as temperaturas máximas no Rio Grande do Sul ficarão entre 34°C e 38°C neste sábado (18), com a capital, Porto Alegre, registrando cerca de 36°C. O dia mais quente poderá ser no sábado, especialmente na região noroeste, onde os termômetros podem alcançar os 40°C (Figura 1).
No oeste do Rio Grande do Sul, a umidade relativa do ar ficará baixa no sábado, com índices inferiores a 30% no período da tarde. No centro-norte e leste de Santa Catarina, e especialmente no Paraná, há previsão de temporais isolados à tarde, devido à presença de um canal de umidade. No extremo oeste do Rio Grande do Sul, temporais podem ocorrer no fim do dia.
Figura 1: Temperaturas máximas indicadas pelo modelo Cosmo Inmet 7km no sábado (18) e domingo (19)
Baixa pressão
A tendência indica que, no domingo (19), o tempo começará a se instabilizar do centro para o oeste do Rio Grande do Sul, com a formação de uma ampla área de baixa pressão (Figura 2). Essa área deve originar um ciclone que se intensificará, cruzará o estado e se deslocará para o oceano entre a noite de domingo e a segunda-feira (20).
Figura 2: Rajadas de vento indicadas pelo modelo Cosmo Inmet 7km na segunda-feira(20) às 03h (a) e às 15h (b)
Pancadas de chuva forte, trovoadas, acumulados superiores a 50 mm em 24 horas, queda de granizo e rajadas de vento acima de 80 km/h poderão ocorrer entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente durante a passagem da instabilidade.
Na tarde da segunda-feira (20), a instabilidade se deslocará para o norte de Santa Catarina e o Paraná, atingindo também parte do litoral gaúcho, até perder força à noite.
Fique atento às nossas previsões e avisos meteorológicos, que são publicados diariamente no portal: alertas2.inmet.gov.br.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET