INMET, MITSUI SEGUROS E MSI GARANTEEDWEATHER FIRMAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

O objetivo é desenvolver e aprimorar a gestão de riscos climáticos no país.

Publicado em 14/04/2022 15h05 . Última modificação 19/01/2023 09h37 .

Firmar parcerias que promovam o aprimoramento da gestão dos riscos climáticos no país é uma prioridade do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O Instituto de Meteorologia, a Mitsui Sumitomo Seguros S/A e a MSI GuaranteedWeather LLC assinaram um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de novos produtos para o mercado segurador que contribuirão para a construção de indicadores de gestão de risco e indicadores paramétricos.

O objetivo é o desenvolvimento da Análise de Risco Climático - ARC das empresas de seguro e o desenvolvimento de instrumentos de mitigação de risco, como o seguro de índice paramétrico. A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do INMET que visa à valorização das informações do Sistema de Informação Meteorológica (SIM-INMET).

A Análise de Risco Climático apresentará indicadores que influenciarão no processo de tomada de decisão e minimização de riscos enfrentado pelas seguradoras. Dentro de uma possível aplicação desses indicadores está o gatilho de cobertura da apólice do seguro de índice paramétrico. Esse parâmetro é ligado a variáveis climáticas medidas pelas Estações Meteorológicas do INMET, como, por exemplo, excesso ou falta de chuva, vento ou temperatura. “O seguro paramétrico é uma inovação tecnológica dentro da indústria de seguros brasileira. A determinação do indicador paramétrico leva em consideração questões como a geomorfologia, o tipo de atividade econômica e demais características de cada região”, disse o diretor do INMET, Miguel Lacerda.

Segundo o Coordenador do INMET, Paulo Costa, as ações do SIM-INMET contribuem para o aumento das opções ligadas às finanças climáticas e a construção da economia de baixo carbono. “O SIM-INMET dá suporte aos anseios do Mercado e está em linha com a inciativa de mensuração do risco climático proposta pelos reguladores dos mercados de seguro e financeiro”.

O ACT (Acordo de Cooperação Técnica) passa a valer deste março de 2022, após assinaturas dos responsáveis pelo documento.


O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: