INMET firma acordo de cooperação técnica com SOMBRERO Seguros

O objetivo é o desenvolvimento do seguro paramétrico com o banco de dados e a inteligência do Instituto.

Publicado em 16/11/2021 11h20 . Última modificação 19/01/2023 09h37 .

Com o objetivo de unir esforços para o desenvolvimento do indicador paramétrico a partir das informações meteorológicas fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o principal órgão responsável pela cobertura de dados meteorológicos no país fechou, no último mês, um acordo de cooperação técnica com a SOMBRERO Seguros S/A.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do INMET que visa à valorização das informações do Sistema de Informação Meteorológica (SIM INMET). O INMET se lança como Provedor de Dados do índice paramétrico dos contratos que serão firmados entre as Empresas Seguradoras e o Segurado. Dessa forma, o Instituto de Meteorologia agrega credibilidade e espera que os custos ao tomador do seguro sejam reduzidos, com impacto positivo para toda a sociedade brasileira.

Segundo o Coordenador-geral de modelagem numérica do INMET, Paulo Costa, “as ações do SIM INMET possibilitam a construção de instrumentos mais baratos que podem ser adquiridos pelo produtor rural, pelo produtor de energia renovável e ainda, por unidades da federação que desejam prevenir e mitigar riscos ligados a catástrofes naturais.”

Os parceiros, que visam o acesso às informações do Instituto sobre tempo e a construção do índice paramétrico, deverão estabelecer uma agenda de atividades conjuntas para estudos a serem realizados e fornecer dados e informações pertinentes, cooperando para o desenvolvimento do seguro de índice paramétrico.

“Essa parceria possibilitará a construção de instrumentos de mitigação dos riscos climáticos para o produtor brasileiro, seja no campo ou nas cidades. O setor produtivo usará esse novo instrumento para reduzir custos com impactos positivos em toda sociedade", afirma o Diretor do INMET, Miguel Novato.

Esses seguros baseiam-se na definição de índices para a ocorrência de eventos naturais. No momento em que o índice paramétrico é alcançado ou excedido, a apólice pode ser acionada. No caso de chuvas, por exemplo, um dos indicadores é uma precipitação pluviométrica superior a um determinado índice acordado entre segurador e segurado. Trata-se, portanto, de um modelo diferente do tradicional, que é fundamentado na ocorrência de um evento. Na prática, assemelham-se a uma operação de opção financeira, mas mais simples e flexíveis.

O seguro de índice paramétrico se diferencia do convencional, em que não é necessário haver um dano físico nas propriedades do segurado para se configurar o pagamento do sinistro. O segurado poderá, dessa forma, ser ressarcido caso não tenham sido alcançados os índices meteorológicos estabelecidos em contrato, como quantidade de chuva, velocidade do vento ou milímetros de chuva, entre outros.

Acompanhe o portal oficial do INMET. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: