Inmet entrega veículos para reforçar restauração de estações meteorológicas pelo Brasil

Atualmente, o instituto possui cerca de 700 estações automáticas e convencionais, que serão revitalizadas em todo o País

Publicado em 28/04/2023 11h39 . Última modificação 28/04/2023 17h55 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) entregou, nesta sexta-feira (28), 15 novas caminhonetes aos distritos meteorológicos do órgão como parte de uma grande campanha de restauração da rede de estações meteorológicas em todo o território nacional.

As caminhonetes vão fortalecer o serviço de manutenção corretiva e, principalmente, preventiva das unidades, trabalho já desempenhado pelo instituto de forma contínua e que, com a distribuição dos veículos, ganhará reforço. A última entrega foi realizada em 2010, com total de nove carros.

Atualmente, o Inmet possui cerca de 700 estações automáticas e convencionais, que serão revitalizadas em todo o Brasil. Equipes do 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Distrito de Meteorologia (Disme), responsáveis pelas estações e localizados nos estados do Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, receberam as caminhonetes equipadas na sede do Inmet, em Brasília (DF), e vão dar início ao reparo das unidades na viagem de volta para os estados. O instituto possui distritos localizados em algumas capitais do Brasil, de onde saem previsões do tempo específicas para as regiões mais próximas.

Além da restauração da rede de estações meteorológicas, a diretora substituta do Inmet, Lizane Soares Ferreira, destacou a importância da entrega para a segurança dos colaboradores do órgão. “A renovação de parte da frota proporciona mais segurança para quem está em campo, na linha de frente, algo que é prioridade para o instituto diante do importante papel que esses profissionais desempenham”, ressaltou.

Para Lizane, a entrega dos veículos também reforça a necessidade da manutenção preventiva. “Com carros novos na estrada, as equipes terão mais facilidade para manter o fluxo de manutenção preventiva das estações. Nosso foco é manter o pleno funcionamento das unidades e, dessa forma, alcançar um novo patamar de coleta de dados meteorológicos”, completou.

Representando o secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Rezende de Lacerda, o secretário adjunto da Secretaria Executiva do Mapa, Luiz Antônio Rodrigues de Souza, destacou o trabalho técnico dos profissionais do Inmet. "O corpo técnico do instituto é de altíssimo nível e nós temos plena consciência disso. O conhecimento que esses profissionais têm não está disponível em qualquer lugar, é um conhecimento altamente especializado, que leva anos para ser adquirido, desenvolvido e treinado. Como nosso ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sempre enfatiza, o que precisamos é deixar os técnicos trabalharem e dar condições e infraestrutura para isso", afirmou o secretário.

Durante o evento, a secretária Renata Bueno, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, reforçou que o trabalho do Inmet salva vidas a partir da previsão do tempo. "De todos os departamentos da SDI, o que mais salva vidas de maneira direta é o Inmet. O trabalho do instituto é diário, não para nunca, e, mais do que isso, é imprevisível", declarou a secretária.

O secretário adjunto da SDI, Pedro Alves Corrêa Neto, também ressaltou o compromisso da gestão do Mapa com o Inmet. "O nosso trabalho é o de promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro e o Inmet tem papel fundamental nisso", concluiu.

Estações meteorológicas

Considerando as unidades de parceiros e convênios, o número de estações do Instituto Nacional de Meteorologia sobe para cerca de dez mil espalhadas pelo Brasil. Cada estrutura é equipada com diversos sensores meteorológicos, usados na coleta de dados sobre chuva, temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, entre outros elementos.

As estações convencionais necessitam de uma pessoa física para coletar os dados três vezes ao dia, enquanto as automáticas captam as informações a cada hora. Todos os registros são enviados por satélite para o mundo e utilizados na produção de modelos numéricos, de última geração e alta resolução, processados em supercomputadores, que ajudam no monitoramento e previsão do tempo com dias de antecedência, obedecendo os padrões internacionais. As informações meteorológicas possuem, também, papel fundamental na elaboração de prognósticos climáticos e estatísticos, estudos do clima e até alertas de desastres naturais.

O bom funcionamento das estações está entre as prioridades do Inmet. Diante disso, o instituto segue um planejamento anual de manutenção das unidades automáticas e convencionais, atendendo as demandas de acordo com a disponibilidade técnica e financeira do órgão. Ao todo, 12 equipes de manutenção operam na sede do instituto e nos Distritos de Meteorologia com visitas periódicas, testes de funcionamento e aferições de sensores.

Inmet

A meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera e os fenômenos atmosféricos com foco, especialmente, na previsão de tempo e clima e nas mudanças climáticas.

No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia é o único órgão público federal responsável pela previsão meteorológica. Criado em novembro de 1909, o Inmet é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária e, desde 1950, representa o País na Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A missão do instituto é prover informações meteorológicas por meio de monitoramento, análise e previsão de tempo e clima, atuando na prevenção de desastres naturais e contribuindo para o desenvolvimento de diversos setores, como a agropecuária e o turismo.

Com sede em Brasília, o órgão é composto por quatro coordenações-gerais: de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa; de Modelagem Numérica; de Apoio Operacional, e de Sistemas de Comunicação e Informação.

São algumas das atribuições do Inmet: elaborar e divulgar, diariamente, a previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais para todo o País; fazer levantamentos meteorológicos e climatológicos voltados para a agricultura; elaborar e coordenar pesquisas agrometeorológicas, e operar as redes de estações meteorológicas e de transmissão de dados.