INMET e INPE DIVULGAM PROGNÓSTICO CLIMÁTICO DE VERÃO.

O verão no Hemisfério Sul tem início no dia 21 de dezembro de 2021 às 12h59 (Horário de Brasília).

Publicado em 16/12/2021 10h23 . Última modificação 21/12/2021 13h48 .


O verão no Hemisfério Sul tem início no dia 21 de dezembro de 2021 às 12h59 (Horário de Brasília).

Climatologicamente, o período é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição do Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, como: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

No Verão, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm (Figura 1).


                                   Figura 1: Climatologia de precipitação para o trimestre Janeiro-Fevereiro-Março. Período de referência: 1981 – 2010.


Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1100 mm (Figura 1).

Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de chuva, o verão no Brasil tem grande importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, além de ajudar a repor os níveis de reservatórios de água e manter os níveis satisfatórios.

A maioria dos modelos de previsão de ENOS, gerados pelos principais centros internacionais de Meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 60% de que se mantenha o fenômeno La Niña durante o verão, podendo atingir a intensidade de moderado entre os meses de dezembro/2021 e janeiro/2022.

A estação tem seu fim no dia 20 de Março de 2022, às 12h33 dando seu lugar ao Outono.


Veja o Prognóstico Climático de Verão completo AQUI.


Para maiores detalhes acesse:

http://portal.inmet.gov.br / http://clima.cptec.inpe.br

Nossas Redes Sociais e Aplicativo:

Instagram: @inmet.oficial / @cptecinpe

Youtube: INMET / cptecinpe

Twitter: @inmet_

Facebook: INMETBR

LinkedIn:/company/inmetbr

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: