INMET e INPE avaliam resultados de novo multimodelo de previsão de tempo

Segundo os especialistas, SMEC gera resultados para toda a América do Sul e oceanos com 10km de resolução e previsão para 7 dias.

Publicado em 31/03/2022 14h12 . Última modificação 19/01/2023 09h37 .

Na tarde dessa quarta-feira (30), representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) se reuniram para avaliar os primeiros resultados do multimodelo do Super Model Ensemble do CPTEC (SMEC), novo modelo de previsão numérica do INPE.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados e avaliação do SMEC para o mês de fevereiro 2022 demonstrando a aplicação do método usado na combinação dos campos dos demais modelos de previsão.

Segundo José Roberto Rozante, especialista em modelagem numérica do INPE, o SMEC gera resultados para toda a América do Sul e oceanos adjacentes com 10km de resolução e previsão para 7 dias com saídas a cada 6 horas.

“A combinação dos modelos consegue gerar resultados satisfatórios para a maioria das variáveis. Porém, alguns ajustes adicionais são necessários”, explica Rozante.

A partir dos resultados apresentados, Meteorologistas das 2 instituições se reunirão para a definição de novos produtos e combinações de campos meteorológicos


Previsão de chuva em 24h do multimodelo do INPE.


Parceria INPE-INMET

Hoje, o INMET e o INPE estão trabalhando juntos para levar a meteorologia brasileira a um novo patamar, objetivando maior eficiência do serviço meteorológico prestado à sociedade.

O Inmet, enquanto principal órgão de meteorologia do país, tem como maior objetivo transformar a informação meteorológica de forma simplificada para reduzir os riscos à população. Em suas ações em conjunto com o INPE, o INMET é responsável pela comunicação e pela coleta de dados, promovendo parcerias públicas e privadas para reforçar a integração.

Já o INPE, tem a função de estender a previsão numérica do tempo para o clima. Dessa forma, o órgão tem como papel informar as projeções climáticas e demais mudanças do clima.

O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Para maiores informações, acompanhe o portal oficial. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: