INMET divulga previsão para semana de 29 de setembro a 6 de outubro

Informações constam no Informativo Meteorológico nº 37/2025

Publicado em 29/09/2025 12h40 . Última modificação 29/09/2025 12h51 .
Figura 1: Previsão de chuva acumulada (29 de setembro a 06 de outubro de 2025). Fonte: INMET


Na Região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar na porção oeste do Amazonas, com volumes que podem superar 60 mm (tons em amarelo e laranja na Figura 1). Os acumulados de chuva entre 20 e 50 mm, são previstos para áreas pontuais do Amazonas, Roraima e Acre (tons em verde na Figura 1). Em contraste, em grande parte do Pará, Tocantins, Amapá e Rondônia não há previsão de chuva ao longo da semana e a tendência é de redução da umidade relativa do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 30%, conforme a Figura 2.

Figura 2: Previsão de umidade relativa do ar (%) em 2 m e vento a 10 m (m/s) no dia 03 de outubro de 2025. Fonte: INMET

Em grande parte da Região Nordeste não há previsão de chuva, com tendência de redução da umidade relativa do ar, especialmente na porção sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde os valores ficam abaixo de 30% (Figura 2). Já na parte litorânea da região os volumes de chuva permanecem abaixo de 10 mm (tons em azul na Figura 1).

Na Região Centro-Oeste, a previsão é de tempo estável, com ausência de chuva em praticamente todos os estados (áreas em branco na Figura 1), exceto para o Mato Grosso do Sul onde há previsão de pancadas de chuva isoladas, sem acumulados expressivos de chuva. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa abaixo de 30% em toda a região Centro-Oeste para os próximos dias, principalmente no Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul (Figura 2).

Para a Região Sudeste, a previsão indica ausência de chuva para a maior parte dos estados. Volumes de até 10 mm são previstos em todo o Espírito Santo e leste de Minas Gerais (tons em azul e cinza na Figura 1). Ressalta-se, também, a umidade relativa abaixo de 30% prevista para os próximos dias nas regiões do Triângulo Mineiro, além do norte e oeste do estado de São Paulo (Figura 2).

Para a Região Sul, a semana inicia com a atuação de um cavado (prolongamento de um centro de baixa pressão) que favorece a ocorrência de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, com possibilidade de queda de granizo. A partir de domingo (05) o deslocamento de uma frente fria também ocasionará pancadas de chuva nos estados do Sul. São previstos acumulados acima de 60 mm em grande parte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná (tons em amarelo e vermelho na Figura 1) e volumes de até 50 mm na porção centro-sul do Paraná (tons em verde na Figura 1). No sudoeste do Rio Grande do Sul e norte do Paraná, são previstos acumulados de até 10 mm (tons em azul e cinza na Figura 1). Destaca-se, ainda, a baixa umidade relativa abaixo de 30% prevista para o norte do Paraná durante os próximos dias (Figura 2).

Leia AQUI a previsão completa para esta semana de 22 a 29 de setembro de 2025 e as condições observadas no Brasil entre os dias 17 e 21 de setembro de 2025 no Informativo Meteorológico nº 36/2025 (22/09).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

Veja mais: