Ir para o conteúdo
GovBR

INMET divulga previsão para semana de 23 de junho a 30 de junho

Informações constam no Informativo Meteorológico nº 23/2025

Publicado em 23/06/2025 15h21 . Última modificação 26/06/2025 15h10 .

Ao longo da semana, a previsão indica temperaturas máximas elevadas no sul da Região Norte, norte da Região Centro-Oeste e norte da Região Nordeste. Os maiores valores devem ocorrer no sudeste do Amazonas, Rondônia, sul do Pará, norte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí, no dia 29 de junho (tons em rosa escuro na Figura 1). No leste do Nordeste, assim como em parte da Região Sudeste e Paraná, as máximas devem ser inferiores a 28°C. Já no centro-sul do Rio Grande do Sul, são previstas temperaturas máximas inferiores a 18°C.

As temperaturas mínimas devem se manter acima dos 24 °C na Região Norte e no norte da Região Nordeste. No centro-sul do País, predominam mínimas inferiores a 18 °C. Entre hoje (23/06) e amanhã (24/06), são esperadas temperaturas abaixo de 8 °C no sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além da Região Sul. Nas áreas do sul de Rondônia e do Acre, a previsão indica queda nas temperaturas, favorecendo a ocorrência de mais um episódio de friagem — o quarto registrado neste ano. Na madrugada e no início da manhã do dia 24 de junho, haverá condições para formação de geada ampla nos três estados da Região Sul, com intensidade variando de moderada a forte entre a Serra Gaúcha, áreas de Santa Catarina e o sul do Paraná. Também há possibilidade de geada no sul de Mato Grosso do Sul, no sudoeste e sul de São Paulo.

A queda de temperatura deverá ser sentida, no dia 25/06, na faixa sul de Goiás; no Triângulo Mineiro, Zona da Mata e sul de Minas Gerais; e em todo o estado do Rio de Janeiro, além do sul do Espírito Santo (tons em azul e roxo na Figura 1). Apesar do frio e da previsão de geada fraca a moderada no Sul nesse mesmo dia, a massa de ar frio começa a perder intensidade gradualmente. O INMET reforça a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais, disponíveis no site e nas redes sociais do Instituto.

Figura 1: Previsão de temperatura mínima para o dia 25 de junho de 2025 às 15h (horário de

Brasília). Fonte: INMET


A Figura 2 apresenta a previsão de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicando chuvas volumosas no norte e oeste da Região Norte e Região Sul, com volumes que podem ultrapassar os 50 mm (tons em amarelo, laranja e vermelho). Chuvas entre 20 e 40 mm poderão ocorrer no setor leste da Região Nordeste, bem como em áreas dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo (tons em verde). No norte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além do interior nordestino, a previsão é de tempo aberto, porém podem ocorrer chuvas fracas no Rio de Janeiro, sul de Goiás e de Minas Gerais (tons em branco e azul escuro).

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se concentrar no centro-norte do Amazonas, Roraima, Amapá, com volumes que podem superar os 50 mm (tons em amarelo, laranja e vermelho). Em áreas pontuais do nordeste e oeste do Pará, são previstos volumes inferiores à 40 mm. No Acre, Rondônia, sul do Amazonas, podem ocorrer chuvas inferiores a 20 mm. Em Tocantins e sul do Pará, não há previsão de chuvas ao longo da semana.

No interior da Região Nordeste não há previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, principalmente no oeste da Bahia, além de sul do Piauí e do Maranhão. Em áreas do litoral nordestino, podem ocorrer chuvas acima de 20 mm (tons em verde), principalmente nos Estados de Pernambuco e Alagoas.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a semana começa com previsão de chuvas inferiores a 30 mm em áreas do sul dos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo (tons em azul e verde). A previsão é de tempo aberto no nordeste do Mato Grosso, norte de Goiás, Distrito Federal, centro-norte de Minas Gerais, parte do Rio de janeiro e do Espírito Santo.

Na Região Sul, a semana começa com a passagem de uma frente fria, que deve provocar chuvas no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com volumes que podem ultrapassar os 80 mm. Também podem ocorrer acumulados de chuva entre inferiores a 40 mm no oeste do Rio Grande do Sul e norte do Paraná (tons em verde e azul).


Figura 2: Previsão de chuva (23 a 30 de junho de 2025). Fonte: INMET

Leia AQUI a previsão completa para esta semana de 23 a 30 de junho de 2025 e as condições observadas no Brasil entre os dias 18 e 22 de junho de 2025 no Informativo Meteorológico nº 23/2025 (09/06).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET

LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.