INMET divulga previsão para semana de 12 a 19 de janeiro de 2026

Informações constam no Informativo Meteorológico nº 02/2026

Publicado em 12/01/2026 16h50 . Última modificação 12/01/2026 17h15 .

Nesta semana, a passagem de sistemas transientes próximos às regiões Sul e Sudeste favorece a ocorrência de tempestades, elevando os acumulados de chuva entre o litoral de Santa Catarina (SC) e o sul de Minas Gerais (MG), incluindo os estados do Paraná (PR) e de São Paulo (SP), com volumes que podem superar 200 mm em sete dias (Figura 1). Além disso, a confluência de umidade orientada entre as regiões Norte e Sudeste favorece a ocorrência de chuvas volumosas no Amazonas (AM), Pará (PA), leste do Mato Grosso do Sul (MS) e sul de Goiás (GO).

Na Região Norte, os maiores volumes de chuva deverão se concentrar no oeste do Amazonas (AM). No Amapá (AP), o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece acumulados superiores a 150 mm nos próximos 7 dias. Outra área de destaque é o sul do Pará (PA) com volumes também superiores a 150 mm previstos. Já a umidade relativa do ar mínima, de maneira geral, seguirá com índices elevados na maior área da Região Norte (igual ou acima de 60%) à exceção do norte do PA, RR e sudeste do TO, onde poderá atingir níveis menores, em torno dos 30-40% ao longo da semana.

Em praticamente toda a Região Nordeste a previsão é de ausência de chuvas nesta semana, exceto no sul do Maranhão (MA) e de maneira isolada no oeste da Bahia (BA) e no Piauí (PI). Também são esperados índices de umidade relativa do ar relativamente mais baixos nas áreas do interior da Região, abaixo dos 30% principalmente no Sertão. Na faixa litorânea a umidade deve ficar em torno dos 50% durante o período da tarde.

Na Região Centro-Oeste, espera-se chuvas volumosas principalmente no norte do Mato Grosso (MT), oeste do MS e sul de GO, pontualmente podendo superar os 100 mm em 7 dias. Nas demais áreas da Região os volumes esperados ficam abaixo dos 70 mm durante a semana. Destaca-se, também, a previsão de umidade relativa mínima em torno de 30%-40% no sul do MT, noroeste do MS e norte de GO, incluindo o DF.

Para a Região Sudeste, a previsão indica um cenário bastante chuvoso para SP e sul de MG, devido a aproximação de sistemas transientes pelo Atlântico. E menores volumes no Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES) e nordeste de MG, pelo posicionamento persistente da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) que deve impedir o avanço de sistemas ao leste da Região. Por isso, espera-se menores índices de umidade relativa mínima do ar, de 30%, em praticamente toda a semana no RJ, ES e centro-norte de MG.

Para a Região Sul, há previsão de chuvas durante toda a semana, inicialmente na poção mais norte, nos estados do PR e de SC. Destaca-se grandes volumes de chuva no litoral desses estados, com acumulados totalizando de 150 mm a 200 mm na semana. O Rio Grande do Sul (RS) deve ver as primeiras pancadas a partir do fim de semana, com a passagem de outros sistemas que interagem com áreas de instabilidade continentais. O oeste de SC e o RS como um todo devem apresentar um cenário mais seco, com valores mínimos de umidade relativa do ar abaixo dos 40%.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada (12 a 19 de janeiro de 2026). Fonte: INMET



Leia AQUI a previsão completa para esta semana de de 12 a 19 de janeiro de 2026 e as condições observadas no Brasil entre os dias 07 e 11 de janeiro de 2026 no Informativo Meteorológico nº 02/2026.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

X: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Youtube: INMET


Veja mais: