INMET divulga previsão para semana de 02 a 09 de fevereiro de 2026
Informações constam no Informativo Meteorológico nº 05/2026
Entre os dias 02 e 09 de fevereiro de 2026, os maiores totais de chuva são previstos em áreas das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, assim como em áreas do Piauí e Amazonas. A previsão indica temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, especialmente na Região Sul, onde há ocorrência de um evento de onda de calor. Os valores mais extremos devem ser registrados entre o centro e o oeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Nessas áreas, as temperaturas máximas podem variar entre 36 °C e 40 °C, ficando entre 5 °C e 7 °C acima da média histórica por até cinco dias consecutivos. Ao longo da semana, também são esperadas temperaturas elevadas no interior da Região Nordeste, bem como no oeste de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso. As temperaturas mínimas, por sua vez, tendem a permanecer altas na maior parte do território nacional. Contudo, na região serrana de Santa Catarina, ainda há previsão de mínimas amenas, que podem variar entre 12 °C e 14 °C ao longo da semana.
Chuvas
Na Região Norte, são previstos totais de chuva entre 50 mm e 150 mm, com maiores valores previstos para o sul do Pará, e região central do Amazonas (Figura 1). Não há previsão de chuva para áreas do noroeste do Pará e na maior parte de Roraima.
Na Região Nordeste, durante toda a semana, as chuvas devem atingir áreas do oeste da Bahia ao sul do Maranhão, passando pelo Piauí. A partir do fim de semana a área de chuva deve se estender também para a faixa leste da região, além de áreas do Sertão. Os acumulados previstos vão desde 40 mm no leste de Pernambuco a 150 mm no Piauí. No sul da Bahia, a previsão de totais de chuva abaixo de 20 mm.
Na Região Centro-Oeste, a previsão para esta semana é de chuvas em grande parte da região. Os totais de chuva devem ultrapassar os 100 mm em todos os estados da região, e no centro-norte do Mato Grosso, estão previstos mais de 200 mm.
Para a Região Sudeste, a previsão indica possibilidade de ocorrência de eventos extremos. Os totais previstos ficam acima dos 100 mm em quase todo o estado de São Paulo, e acima de 150 mm no oeste e norte do estado, além do Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. A previsão é de totais de chuva que podem superar os 200 mm no Rio de Janeiro, com o início das chuvas mais intensas previsto entre terça-feira (03) e a quarta-feira (04). Apenas áreas do norte e nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo têm previsão de acumulados abaixo dos 50 mm.
Já na Região Sul, a previsão é de tempo mais seco no Rio Grande do Sul, e de chuvas significativas, concentradas no Paraná e Santa Catarina até a quarta-feira (04). Ao longo dos demais dias da semana as chuvas devem ocorrer de maneira isolada no litoral da região. O total de chuva supera os 80 mm entre o litoral e o norte do Paraná.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada (2 a 9 de fevereiro de 2026). Fonte: INMET
Temperaturas
Na Região Norte, a previsão indica valores entre 28 °C e 32 °C de temperatura máxima (Figura 2). No entanto, no extremo norte do Amazonas, no noroeste do Pará e em Roraima, as máximas apresentam um padrão mais elevado, podendo alcançar valores superiores a 34 °C. As temperaturas mínimas, por sua vez, devem permanecer estáveis, variando entre 22 °C e 24 °C.
Na Região Nordeste, a semana deve ser marcada por temperaturas máximas elevadas na maior parte do território, com destaque para o leste do Ceará e áreas do oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe, além do nordeste da Bahia, onde os valores devem variar entre 36 °C e 40 °C. No entanto, entre os dias 5 e 6 de fevereiro, com a previsão de aumento das chuvas nessas áreas, as temperaturas máximas tendem a entrar em declínio, oscilando entre 30 °C e 34 °C. Nas demais áreas, as temperaturas máximas variam entre 28 °C e 32 °C. As temperaturas mínimas previstas, na maior parte da Região Nordeste, devem permanecer entre 20 °C e 24 °C. Entretanto, no norte da região, as mínimas podem superar os 24 °C.
Na Região Centro-Oeste, as temperaturas máximas permanecem elevadas entre o oeste de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso, variando entre 34 °C e 36 °C. Contudo, entre os dias 5 e 6 de fevereiro, as máximas podem atingir valores entre 38 °C e 40 °C, principalmente no oeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas da região, as temperaturas máximas devem variar entre 26 °C e 32 °C. As temperaturas mínimas seguem elevadas no oeste de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e no oeste de Goiás, onde podem variar entre 22 °C e 24 °C. Por outro lado, no leste de Goiás e no Distrito Federal, as mínimas permanecem entre 18 °C e 20 °C.
Na Região Sudeste, a semana deve ser marcada pelo predomínio de temperaturas elevadas no centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, bem como no Rio de Janeiro, onde as temperaturas máximas podem ultrapassar 32 °C. Nas demais áreas do Sudeste, especialmente entre o estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais, as temperaturas máximas permanecem mais amenas, variando entre 24 °C e 28 °C, associadas à persistência de um padrão de tempo mais chuvoso nessas localidades. As temperaturas mínimas mantêm-se elevadas na maior parte da região, com valores acima de 20 °C. Entretanto, em áreas próximas à divisa entre São Paulo e Minas Gerais, os termômetros devem registrar temperaturas mínimas em torno de 16 °C.
Na Região Sul, a tendência é de intensificação do calor ao longo da semana, especialmente entre o centro e o oeste do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Nessas áreas, as temperaturas máximas podem alcançar valores entre 36 °C e 40 °C (Figura 2), permanecendo entre 5 °C e 7 °C acima da média histórica por até cinco dias consecutivos, o que caracteriza um evento de onda de calor entre os dias 3 e 7 de fevereiro. No restante da região, a semana deve ser marcada por temperaturas máximas que variam entre 24 °C e 30 °C. As temperaturas mínimas também seguem um padrão elevado, com destaque para o oeste dos três estados, onde podem superar 22 °C em algumas localidades. A exceção é a região serrana de Santa Catarina, onde as mínimas devem variar entre 12 °C e 14 °C.

Figura 2: Previsão de temperatura máxima para a semana de 02 a 06 de fevereiro de 2026 às 15h (horário de Brasília). Fonte: INMET
Leia AQUI a previsão completa para esta semana de 02 a 09 de fevereiro de 2026 e as condições observadas no Brasil entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro de 2026 no Informativo Meteorológico nº 05/2026.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal e redes sociais:
Instagram: @inmet.oficial
X: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Youtube: INMET
Veja mais: