INMET APRESENTA AS PERSPECTIVAS CLIMÁTICAS DA PRIMAVERA – 2021

O Prognóstico completo para a Primavera 2021 e detalhes sobre a chegada da nova estação serão apresentados no evento online: Perspectivas Climáticas para a Primavera 2021, no dia 21 de setembro (terça-feira), às 10h (Horário de Brasília), com transmissão pelo canal do INMET no Youtube.

Publicado em 20/09/2021 10h11 . Última modificação 20/09/2021 16h31 .

Com a chegada da Primavera no Brasil na próxima quarta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) preparou o PROGNÓSTICO CLIMÁTICO com as características da PRIMAVERA 2021, a ser divulgado no dia 21 de setembro de 2021.

O Prognóstico completo para a Primavera 2021 e detalhes sobre a chegada da nova estação serão apresentados no evento online: Perspectivas Climáticas para a Primavera 2021, no dia 21 de setembro (terça-feira), às 10h (Horário de Brasília), com transmissão pelo canal do INMET no Youtube, acesse ao link: www.youtube.com/channe...

O foco principal do evento será no produtor rural que se prepara para a próxima safra e às Seguradoras e Instituições financeiras interessadas no gerenciamento de risco climático. Além disso, será apresentado o Seguro de índice Paramétrico do INMET e o derivativo climático em construção com a B3 (BOLSA DE VALORES BRASILEIRA).

O evento contará com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI/MAPA), Fernando Camargo, o Coordenador-Geral de Ciências da Terra do INPE, Gilvan Sampaio, a Meteorologista do INMET, Marcia Seabra e o Coordenador de Modelagem Numérica do INMET, Paulo Costa.

Sobre a Primavera:

De acordo com o INMET, climatologicamente, esse é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do centro-sul da Região Norte.

Poderão ocorrer, ainda, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), trazendo chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo para o Sul do país.

Em novembro, áreas do Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MS) e norte de Minas Gerais (MG) poderão ter chuvas ligeiramente acima da média. Durante a estação, grande parte da Região Norte, interior do Nordeste e alguns pontos da parte central do Brasil estarão com as temperaturas elevadas.

Caso o fenômeno La Niña se confirme, a tendência é de que a Região Sul receba chuvas mais irregulares e que o centro-norte do Brasil seja o foco de chuvas mais regulares.

Maiores Informações:

Assista nosso Evento online: Perspectivas Climáticas para a Primavera 2021, dia 21/09 (terça-feira), às 10h (Horário de Brasília), transmitido pelo canal do INMET no Youtube, acesse ao link: www.youtube.com/channe...

Contamos com sua presença, participe!