INMET ALERTA PARA CHUVAS INTENSAS NA REGIÃO SUDESTE PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Atenção especial para a faixa leste/nordeste de São Paulo, Minas Gerais, região serrana e centro-sul do Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo.

Publicado em 04/02/2022 16h40 . Última modificação 04/02/2022 16h50 .

Entre sábado e pelo menos até a madrugada de terça-feira (dias 05 e 08/2), são previstos acumulados de chuva superiores aos 150 mm em áreas da Região Sudeste.

Entre os dias 07 e 08/02 é possível a formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Brasil. A atuação deste sistema costuma provocar muita chuva por vários dias consecutivos, o que acaba favorecendo a elevação do nível dos rios e córregos e, consequentemente, o transbordamento dos mesmos. A chuva contínua, e em grande quantidade, também favorece a saturação do solo e, com isso, o deslizamento de encostas.

Em algumas localidades não se descartam volumes pontuais acima de 100 mm/24h. Atenção especial para a faixa leste/nordeste de São Paulo (incluindo áreas da Serra do Mar e litoral), Minas Gerais (exceto no Vale do Mucuri e Jequitinhonha), região Serrana e centro-sul do Rio de Janeiro e no centro-sul do Espírito Santo.

Figura 1: Total de chuva previsto entre os dias 04 e 11/02 pelo modelo do Inmet.

Atenção no momento das chuvas! Fique atento aos alertas das Defesas Civis de suas cidades.

Para maiores informações, acompanhe o portal oficial do INMET. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial
Twitter: @inmet_
Facebook: @INMETBR
Tiktok: @inmetoficial
Youtube: INMET
LinkedIn:/company/inmetbr

Veja mais: