INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 36 (14/09/2020)
Previsão de tempo para o período de 14 a 30 de setembro de 2020.
- Precipitação
A previsão de chuva entre os dias 14 e 21 de setembro de 2020 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas nas Regiões Norte e Sul, Brasil e também no litoral da Bahia.
Na Região Sul, os acumulados de chuva deverão ser concentrados principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com totais variando entre 07 e 40 mm. Há possibilidade de chuva localizada no Paraná, porém com volumes inferiores.
Há Previsão de período predominado pela ausência de chuva ou chuva fraca e isolada nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Há possibilidade de chuvas mais significativas apenas entre os litorais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na Região Nordeste, as chuvas deverão se concentrar no litoral, especialmente no litoral Baiano. De maneira geral, os acumulados de chuva poderão variar entre 1 e 10 mm.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva deverão se concentrar no noroeste do Amazonas e em Roraima, com totais entre 10 e 60 mm.
Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.
A previsão numérica para o período de 22 de setembro a 30 de setembro de 2020 indica que as chuvas devem ficar concentradas no noroeste e leste da Região Norte, com totais entre 30 e 90 mm, no leste da Região Nordeste, com totais entre 10 e 25 mm, e no Sul, com totais entre 15 e 50 mm.
Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, há possibilidade de chuvas no período, principalmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em São Paulo, porém as chuvas devem ser isoladas e os volumes na faixa entre 5 e 20 mm.
Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.
-Temperatura
Na semana de 15 a 21 de setembro, as temperaturas devem continuar elevadas, com máximas acima dos 30°C em praticamente todo o Brasil, podendo chegar em torno de 40°C, e mínimas entre 14 e 22°C.
A Figura 3 apresenta a previsão de temperatura mínima do modelo numérico do INMET para o dia 18 de setembro às 15 horas (horário de Brasília).
Não há previsão de geada para os próximos 4 dias.
Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 18 de setembro às 15 horas. Fonte: INMET.
Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.