INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 29 (27/07/2020)

Previsão de tempo para o período de 27 de julho a 03 de agosto de 2020.

Publicado em 27/07/2020 11h53 . Última modificação 27/07/2020 15h36 .

- Precipitação


A previsão de chuva entre os dias 27 de julho e 03 de agosto de 2020 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas nas regiões Norte e Sul e Brasil e também no litoral das regiões Sudeste e Nordeste. A semana deverá ter chuvas isoladas na Região Sul, com acumulados variando entre 5 e 30 mm principalmente no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Na Região Sudeste, a semana deverá ter chuva fraca em todo o litoral, com acumulados de até 10 mm. Na Região Nordeste, as chuvas deverão se concentrar no litoral, especialmente no Recôncavo Baiano. De maneira geral, os acumulados de chuva poderão variar entre 5 e 20 mm, incluindo a região da SEALBA.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva deverão se concentrar nos estados do Amazonas e Roraima, com valores próximos aos 70 mm. Não há previsão de chuva para a Região Centro-Oeste, assim como para a região do MATOPIBA. 

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET. 

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 04 e 12 de agosto de 2020.

De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana deverá ser típica do inverno, com chuvas mais significativas previstas para o leste da Região Nordeste e também no extremo norte do país.

Na Região Sul a tendência é de chuva apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul, com acumulados em torno de 40 mm.

Na Região Nordeste a previsão é de chuva no litoral leste, com acumulados variando entre 10 e 30 mm.

Na Região Norte, a tendência é de acumulados de chuva variando entre 10 e 90 mm no norte do Amazonas e do Pará, em Roraima e também no Amapá.

Não há previsão de chuva na região central do Brasil, incluindo a região do MATOPIBA.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.

- Temperatura



A partir da noite do dia 28 de julho a chegada de uma massa de ar frio no Brasil favorecerá ao declínio de temperatura especialmente na Região Sul.

A Figura 3 apresenta a previsão de temperatura mínima, do modelo numérico do INMET, para o dia 29 de julho às 9 horas (horário de Brasília). O modelo indica temperaturas entorno de 0°C nas Serras Gaúcha e Catarinense e também no sul do Rio Grande do Sul.

Há previsão de geada ao amanhecer dos dias 29 e 30 de julho principalmente no Rio Grande do Sul. A Figura 4 apresenta a previsão de risco de geada, a partir do Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro) do INMET, para o dia 29 de julho. Nesse dia, as geadas deverão ser mais intensas no sul do Rio Grande do Sul e nas Serras Gaúcha e Catarinense.

Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 29 de julho às 9 horas. Fonte: INMET.

Figura 4: Previsão de geada para o dia 29 de julho. Fonte: SISDAGRO/INMET.

Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 29/2020 completo: 

https://portal.inmet.gov.br/informativos#