Informativo Meteorológico Semanal N° 50 (28/12/2021)
Confira a previsão de tempo entre os dias 28 de dezembro a 13 de janeiro de 2022.
Precipitação
A previsão de chuva acumulada entre os dias 28 de dezembro de 2021 e 04 de janeiro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados de chuva deverão se concentrar na parte centra do Brasil, incluindo principalmente os estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e o Distrito Federal.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva deverão se concentrar no Pará, Tocantins e em Rondônia, com valores entre 80 e 100 mm, podendo alcançar 200 mm em áreas pontuais, principalmente no estado de Tocantins.
Na Região Nordeste, a previsão indica diminuição das chuvas no centro e sul da Bahia. Os maiores totais de chuva deverão variar entre 80 e 150 mm no oeste da Bahia, Maranhão (exceto no norte) e no oeste do Piauí.
A semana será de acumulados de chuva que podem ultrapassar os 200 mm em áreas pontuais especialmente em Goiás e no Distrito Federal na Região Centro-Oeste. No Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul os totais de chuva deverão variar entre 70 e 150 mm.
De maneira geral, os totais de chuva deverão variar entre 40 e 200 mm na Região Sudeste. As chuvas serão mais intensas no centro e sul de Minas Gerais, norte de São Paulo e Vale do Paraíba e Região Serrana no Rio de Janeiro. Entre os dias 28 e 29/12 há previsão de tempestades acompanhadas de rajadas de vento e granizo nas Serras do Rio de Janeiro, Zona da Mata de Minas Gerais e no Vale do Paraíba e Vale do Ribeira em São Paulo.
Na Região Sul, a semana será, novamente, de acumulados de chuva que não devem ultrapassar os 40 mm. Apesar do baixo acumulado de chuva, entre os dias 28 e 29/12 a previsão indica tempestades acompanhadas de rajadas de vento e possível queda de granizo no leste do Paraná e litoral norte de Santa Catarina.
Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.
Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 50/2021: AQUI.