Informativo Meteorológico Semanal N° 43 (08/11/2021)

Confira a previsão de tempo entre os dias 08 a 25 de novembro.

Publicado em 08/11/2021 14h05 . Última modificação 10/11/2021 08h07 .

Previsão de tempo

Precipitação


A previsão de chuva acumulada entre os dias 8 a 15 de novembro de 2021 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados ocorrerão nas Regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva concentram-se desde o noroeste do Amazonas, passando pela parte central e sudeste do Estado, além de áreas no sudoeste do Pará e Baixo Amazonas, Alto Madeira e sudeste de Rondônia, com
acumulados de 80 a 150 mm, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes em
algumas localidades.

Em grande parte da Região Centro-Oeste, estão previstas chuvas acima de 40 mm, com exceção do sul do Mato Grosso do Sul, onde os volumes de chuva devem ser mais baixos. Ressalta-se que acumulados de até 200 mm estão previstos para áreas no centro-norte do Mato Grosso, oeste de Goiás e nordeste do Mato Grosso do Sul. Estes temporais podem vir acompanhados de descargas elétricas e rajadas de vento.

Na Região Nordeste, os maiores acumulados chuva se concentram nas partes oeste e sul da Bahia, além do sul do Maranhão e centro-oeste do Piauí, a previsão indica
valores de chuva entre 80 e 150 mm. Já na região costeira que vai do Maranhão até o nordeste da Bahia, são previstas chuvas inferiores a 10 mm, sendo que em algumas localidades pode não haver registro de chuva.

Na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva irão se concentrar sobre o oeste de Minas Gerais e noroeste de São Paulo, com acumulados entre 80 e 100 mm, enquanto volumes inferiores a 20 mm estão previstos para o centrossul de São Paulo, nordeste de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.

Para a Região Sul, são previstos acumulados de chuva inferiores aos 20 mm, principalmente no oeste do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Mapa da previsão de chuva para a próxima semana no Brasil.

Figura 1: Previsão de acumulado de chuva entre os dias 8 e 15 de novembro de 2021.
Fonte: INMET(https://vime.inmet.gov.br/BRA)

Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 43/2021: AQUI.

Veja mais: