Informativo Meteorológico Semanal N° 34 (30/08/2021)
Previsão de tempo para o período entre os dias 31 de agosto a 15 de setembro de 2021.
Precipitação Acumulada (31 de agosto a 6 de setembro)
A previsão de chuva acumulada entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro de 2021 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados ocorrerão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva concentram-se ao noroeste do Amazonas, Roraima e oeste do Pará, podendo alcançar aproximadamente 70 mm na faixa ao noroeste da região.
Na Região Centro-Oeste não há previsão de chuva para grande parte da região, com exceção para norte do Mato Grosso, onde fica abaixo dos 10 mm.
Na Região Nordeste os maiores acumulados de chuva se concentram na faixa litorânea, com valores próximos aos 10 mm, podendo alcançar a faixa de 30 mm no recôncavo Baiano. Na área do MATOPIBA, há início de mudanças nas condições de precipitação na área, contudo as chuvas previstas ainda serão inferiores a 5 mm.
Na Região Sudeste os maiores acumulados de chuva se concentram no Espírito Santo e oeste de Minas Gerais podendo alcançar valores próximos a 80 mm. No litoral de São Paulo de Rio de Janeiro, o acumulado de chuva durante o período será abaixo dos 10 mm.
Na Região Sul, há possibilidade de chuva ao sul da Região, onde a maior precipitação acumulada está prevista para a parte sul do Rio Grande do Sul, ficando abaixo de 20 mm.
Figura 1: Previsão de acumulado de chuva entre os dias 31 agosto e 6 de setembro de 2021. Fonte: INMET (https://vime.inmet.gov.br/BRA)
Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 34/2021: AQUI.