Informativo Meteorológico Nº 28 (18/07/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 18 de julho a 2 de agosto de 2022.

Publicado em 18/07/2022 13h52 . Última modificação 18/07/2022 15h02 .


Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 18 e 25 de julho de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos para a faixa norte da Região Norte e menores acumulados em áreas da Região Sul e costa leste do Nordeste.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 80 mm no noroeste do Amazonas e do Pará, Roraima, e extremo norte do Amapá. Em Tocantins, Rondônia, leste do Acre e centro-sul do Pará não estão previstos acumulados de chuva. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos são inferiores a 10 mm.

Na Região Nordeste, não estão previstos volumes de chuva em grande parte da região. Entretanto, na costa leste o tempo segue instável, com acumulados previstos que podem superar 20 mm. No SEALBA os maiores acumulados de chuva são previstos em áreas do estado de Alagoas e Sergipe e com menor intensidade na costa leste da Bahia. Já na faixa norte da região, entre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, podem ocorrer pancadas de chuva de forma isolada.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a predominância de uma massa de ar seco durante a semana continuará desfavorecendo a formação de chuva em praticamente todos os estados da região. No litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, poderá ocorrer chuvas fracas e em pontos isolados.

Para a Região Sul do país, a instabilidade pós frontal deixará o começo da semana com muitas nuvens e chuva entre os estados de Santa Catarina e Paraná, com acumulados previstos de até 30 mm. No fim de semana, a passagem de outro sistema frontal no estado do Rio Grande do Sul potencializará a formação de chuvas. Já nas demais áreas, não há previsão de chuva.

                                           Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (18/07/2022 e 25/07/2022). Fonte: INMET.

Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 26 de julho e 2 de agosto de 2022. Conforme o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar maiores acumulados de chuva na faixa norte do país, na Região Norte e no leste da Região Sul.

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50 mm em grande parte de Roraima, noroeste do Amazonas e no extremo norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 40 mm e no estado do Tocantins, não estão previstas chuvas durante a semana.

Na Região Nordeste, por sua vez, os maiores acumulados de chuva previstos concentram-se em áreas da costa leste da região e no centro norte do Maranhão, com acumulados de chuva previstos maiores que 30 mm em áreas do noroeste do estado. Nas demais áreas, não estão previstos acumulados de chuva.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, não são há previsão de chuva em praticamente toda a região, exceto no Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso, com acumulados previstos de até 30 mm. Entretanto, em áreas do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo podem ocorrer baixos acumulados de chuva em pontos isolados.

Na Região Sul, são previstos acumulados de chuva em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm em áreas do centro norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e centro leste do Paraná.


                                               Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (26/07/2022 e 02/08/2022). Fonte: GFS.

Para os próximos dias estão previstas temperaturas máximas maiores que 26°C em grande parte do país, podendo ultrapassar os 30°C na Região Centro-Oeste, Norte, no norte e oeste do Nordeste e oeste de São Paulo e Paraná. Nas demais áreas do centrossul do país, as temperaturas máximas devem ficar em torno de 24°C e 26°C, podendo ter menores valores no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em relação à temperatura mínima, a previsão indica um ligeiro aumento das temperaturas ao longo da semana, principalmente entre os dias 21 e 22 de julho.

A Figura 3, apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 19 de julho às 6h (horário de Brasília). De maneira geral, as temperaturas deverão variar entre 18°C e 26°C em grande parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No centrossul do país e grande parte do estado da Bahia, a previsão indica temperaturas abaixo de 18°C, podendo chegar a temperaturas mínimas menores que 14°C em áreas de altas altitudes da Região Sudeste e em áreas da Serra Catarinense e no Rio Grande do Sul. Além disso, há previsão de ocorrência de geada, principalmente nos dias 19 e 20 de julho em áreas da Campanha e Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul.

                           Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 19 de julho de 2022 às 6h (horário de Brasília). Fonte: INMET.



Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 28/2022 AQUI.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: