Informativo Meteorológico Nº 23 (13/06/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 14 e 29 de junho de 2022.

Publicado em 13/06/2022 15h36 . Última modificação 13/06/2022 16h40 .

Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 14 e 20 de junho de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos para o extremo norte e sul do país.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva que poderão superar os 70 mm em Roraima e no norte do Amazonas e do Amapá. No noroeste do Amazonas, Rondônia e meio norte do Pará, os acumulados de chuva devem ficar na faixa de 20 e 50 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos serão inferiores a 10 mm.

Na Região Nordeste, são previstos volumes de chuva abaixo de 10 mm em praticamente toda a região, exceto no norte do Maranhão, litoral de Alagoas e Pernambuco, onde poderá ocorrer chuvas próximas a 30 mm.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a predominância de uma massa de ar seco durante a semana não irá favorecer a formação de nuvens de chuva em praticamente toda a região, exceto em áreas pontuais do Mato Grosso do Sul, onde volumes de chuva de até 20 mm poderão ocorrer.

Para a Região Sul do país, a passagem de uma frente fria no litoral irá contribuir com áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul, principalmente no dia 18/06. Os acumulados previstos ficam na faixa entre 20 e 60 mm no Rio Grande do Sul, enquanto no oeste Paraná e Santa Catarina, os acumulados de chuva deverão ser inferiores a 20 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (14/06/2022 e 20/06/2022). Fonte: INMET.


Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 21 a 29 de junho de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva em grande parte do oeste da Região Norte, costa leste do Nordeste e região Sul do país.

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 50 e 150 mm nos estados de Roraima, noroeste do Amazonas e extremo leste do Amapá. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 40 mm, principalmente em áreas do sul do Pará, leste de Rondônia e no Tocantins, onde não há previsão de chuvas.

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos maiores acumulados de chuva, de até 80 mm, na costa leste da região e norte do Maranhão. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 20 mm.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste não são previstos acumulados de chuva, exceto no leste da região, onde os volumes de chuva não irão ultrapassar os 20 mm.

Na Região Sul, os maiores acumulados de chuva previstos se concentrarão no estado do Rio Grande do Sul, podendo superar os 100 mm no centrossul do estado. Nas demais áreas, não são previstos acumulados de chuva maiores que 70 mm, principalmente na parte norte do Paraná, onde os volumes de chuva deverão ser inferiores a 20 mm. 

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (21/06/2022 e 29/06/2022). Fonte: GFS.

Temperatura

Para os próximos dias, as temperaturas máximas voltarão a subir, se mantendo acima de 26°C em grande parte do país, podendo ultrapassar os 30°C nas regiões Centro-Oeste e oeste da Região Nordeste. Já na Região Sul, a temperatura máxima prevista não deverá passar de 22°C, com menores valores previstos para o Rio Grande do Sul e região serrana de Santa Catarina.

A Figura 5a, apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 14 de junho às 6h (horário de Brasília). De maneira geral, as temperaturas deverão variar entre 16 e 26°C na maioria das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No centrossul do país, a previsão indica temperaturas abaixo de 16°C. A atuação de uma massa de ar frio ainda favorecerá a ocorrência de formação de geada, principalmente nas regiões serranas da região sul, e também em áreas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso Sul nos próximos dias, especialmente no dia 14/06 (Figura 3b). Ressalta-se que, as áreas em tons de azul e roxo estarão sob influência da massa de ar frio. Neste dia, as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 12°C em toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Uma nova massa de ar frio está prevista para o dia 19/06, acarretando a queda nas temperaturas mínimas sobre estas regiões.

Reforçamos a recomendação de acompanhar as atualizações dos avisos de previsão de geada no portal do INMET (https://portal.inmet.gov.br/).

Figura 3: A. Previsão de temperatura mínima para o dia 14 de junho de 2022 às 6h (horário de Brasília).

Figura 3: B. Aviso de geada para o dia 14/06 (terça-feira). Fonte: INMET.


Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 23/2022 AQUI.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: